plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém é a 3ª capital em número de obesos

Belém aparece em terceiro lugar em um ranking nacional sobre a obesidade, que revelou um índice de 21% de adultos obesos na capital paraense. O percentual de adultos com excesso de peso também assusta: 54% admitiram estar nesta condição, que coloca a cida

Belém aparece em terceiro lugar em um ranking nacional sobre a obesidade, que revelou um índice de 21% de adultos obesos na capital paraense. O percentual de adultos com excesso de peso também assusta: 54% admitiram estar nesta condição, que coloca a cidade em 7º lugar em comparação às demais capitais brasileiras. Os dados alarmantes sobre a obesidade no Brasil foram obtidos através de uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde (MS) e divulgadas ontem.

O primeiro passo para quem busca um corpo saudável é a associação de hábitos saudáveis com a prática de atividades físicas. O estudo, no entanto, mostrou que, do total de 40.853 entrevistados, apenas 37% disseram que praticam alguma atividade física, o que deixa a capital paraense em 19º lugar neste no ranking nacional. A contadora Edilma Cassab, de 37 anos, disse que não pratica atividades físicas pela falta de tempo. “Planejamento tem de sobra, o problema é a coragem para começar e ir até o fim. Geralmente começo a fazer academia, mas depois paro.”

Ela contou que tem três filhos e, na primeira gestação, engordou cerca de 15 quilos e desde então não conseguiu voltar ao peso anterior. “Pesava 47Kg antes de engravidar do primeiro filho, depois tive mais dois e agora, com 70Kg a mais, são os filhos que cobram dedicação e força de vontade para emagrecer”, contou.

Diferente da contadora, o coordenador de projetos, Luis Cláudio, de 52 anos, que também era sedentário, disse que há um ano mudou totalmente sua vida, depois de descobriu, através de exames médicos, um aumento dos triglicerídeos e do colesterol ruim. “Faço dieta e me exercito uma vez por semana. Além disso, me alimento com porções adequadas para o meu dia a dia e como pouco carne. Quando estou em viagem, mantenho minha dieta de rotina. Depois que eliminei seis quilos de excesso de peso hoje, com 80Kg, estou bem de saúde.”

A recomendação da nutricionista Letícia Campelo para quem deseja alcançar o peso ideal é procurar por especialistas. “A perda de peso é uma consequência favorável de um estilo de vida. Quem pensa em ter uma velhice de forma saudável deve ter uma juventude também saudável. Para isso, é preciso que a pessoa procure seu médico e faça exames clínicos para saber se pode fazer atividades físicas, porque o sobrepeso afeta diretamente as articulações. Então, o paciente deve procurar o especialista que vai tratar cada área. Assim, quando buscar esse espaço para a prática de exercícios, buscará um educador profissional e assim por diante”, recomenda.

O estudo foi feito por telefone com adultos com mais de 18 anos residentes nas capitais dos 26 Estados e no Distrito Federal. A pesquisa revelou que 52,5% dos brasileiros estão acima do peso, embora o índice de obesidade esteja estável. Essa taxa, nove anos atrás, era de 43% - o que representa um crescimento de 23% no período. Também preocupa a proporção de pessoas com mais de 18 anos com obesidade, 17,9%, embora este percentual não tenha sofrido alteração nos últimos anos. Os quilos a mais na balança são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que respondem por 72% dos óbitos no Brasil.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias