plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hospital estrutura sala para teste da orelhinha

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), estruturou a sala 14 do setor com uma cabina acústica para a realização do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA), c

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), estruturou a sala 14 do setor com uma cabina acústica para a realização do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA), conhecido como “teste da orelhinha”. O objetivo é proporcionar mais comodidade à população que procura o serviço e fidelidade ao resultado do exame.

Segundo a fonoaudióloga responsável pela execução do procedimento e especialista em audiologia clínica, Vivianne Andraus, “o exame é muito sensível e precisa de uma cabina acústica tratada para inibir ruídos externos e que dependendo da quantidade pode interferir no resultado”.

Ausência – A profissional comenta que a marcação para o teste da orelhinha continua oscilando, e não tem alcançado a meta de realização. Ela conta que, entre meados de janeiro e fevereiro deste ano, após divulgação do serviço na mídia local, houve procura para a marcação, alcançando a meta de 25 agendamentos por semana. Mas, após esse período, teve queda e agora voltou a registrar novo aumento.

“O problema é que apesar de o agendamento chegar a alcançar 25 crianças para a realização do exame, o que continua preocupando é a ausência na hora de executá-los, porque alguns pais marcam para trazer seus filhos, e não aparecem para o exame”, lamenta. Mas ela é otimista e espera que com o tempo esse comportamento mude, porque até dezembro passado a ausência era de 50% e hoje caiu para cerca de 25%.

Importância - O teste da orelhinha é uma contribuição importante à prevenção da deficiência auditiva, que se detectada precocemente pode ser tratada e garantir o desenvolvimento adequado das informações sonoras, essenciais para a aquisição da linguagem.

O exame é obrigatório, regulamentado pela Lei Federal 12.303, de 2010, a qual diz que o teste deve estar disponível em todos os hospitais e maternidades. O Ministério da Saúde recomenda que seja realizado até aos três meses de vida da criança, com o bebê dormindo naturalmente.

Agendamento - O agendamento para o teste da orelhinha é feito na Central de Regulação do Bettina, seja por meio de encaminhamento de uma unidade de saúde ou de forma espontânea, isto é, com os pais indo direto ao hospital para fazer a marcação, que acontece de segunda a sexta, das 7h às 10h. Para isso, é necessária apresentação da certidão de nascimento e carteirinha de saúde da criança e cópias do RG, CPF e comprovante de residência dos pais.

Serviço - O Bettina fica no Campus IV da UFPA, rua Augusto Corrêa, nº 1, bairro do Guamá, com acesso também pela avenida Perimetral, portão IV da UFPA, Terra Firme. Mais informações: 3201-7819/ 3201-8585.

(DOL com informações da UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias