plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Atrasados terão dificuldades com imposto de renda

Se não obedecerem o prazo estabelecido pela Receita Federal, aproximadamente 300 mil contribuintes poderão cair na malha fina no Pará porque até agora não fizeram a declaração do Imposto de Renda de pessoa física 2015 (ano base 2014). Das 619.170 que são

Se não obedecerem o prazo estabelecido pela Receita Federal, aproximadamente 300 mil contribuintes poderão cair na malha fina no Pará porque até agora não fizeram a declaração do Imposto de Renda de pessoa física 2015 (ano base 2014). Das 619.170 que são esperadas para entregar a declaração no Estado, apenas 220.821 já o fizeram até a última segunda-feira. O prazo termina no dia 30 de abril e quem não conseguir declarar o imposto de renda até este prazo, que não é prorrogável, terá que pagar uma multa de R$ 165,74, acrescidas de taxas de juros.

Ao declarar o imposto de renda, o contribuinte deve estar atento a alguns detalhes sobre o que deve ser declarado e os horários de funcionamento dos bancos que receberão os pagamentos dos impostos, segundo informou Luiza Maria Pinto, supervisora do imposto de renda da Delegacia da Receita Federal. “É importante que o contribuinte tenha muito cuidado para não deixar para fazer a declaração no último dia do prazo porque, apesar de o serviço para a declaração estar em funcionamento até as 23h:59min, o banco aceita o pagamento só até as 21h”.

Outros cuidados que o contribuinte deverá ter referem-se aos dependentes que precisam ser declarados. “Podem ser considerados dependentes os cônjuges e os filhos com até 21 anos de idade, aqueles com 24 anos podem ser declarados como dependentes desde que cursem o ensino superior em faculdades particulares ou em escolas de ensino técnico, além da graduação, podem ser incluídos os cursos de pós-graduação e ensino regular ou ainda filhos em estágios remunerados. Cursos de idiomas não podem ser deduzidos. Cursos preparatórios para vestibular ou concursos também não se enquadram”.

Além dessas questões, outras dúvidas mais comuns dos contribuintes na hora de declarar é com relação às despesas com saúde, como planos de saúde e serviços feitos por profissionais dessa área. Por isso, Luiza Maria recomenda que o contribuinte guarde todos esses comprovantes. “Todos os comprovantes serão exigidos na hora de fazer a declaração, então todos os documentos devem ser obrigatoriamente guardados”, recomendou.

No Brasil, são esperadas 27,5 milhões declarações. O prazo encerra no dia 30 de abril e não é prorrogável.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias