plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Frutas e verduras ajudam a prevenir doenças

A ingestão de alimentos naturais é ideal para o bom funcionamento da mente o do corpo. Frutas, legumes e verduras estão no topo dos principais itens que não podem deixar de frequentar o prato de cada dia. Mas, na capital paraense, apenas 15% da população

A ingestão de alimentos naturais é ideal para o bom funcionamento da mente o do corpo. Frutas, legumes e verduras estão no topo dos principais itens que não podem deixar de frequentar o prato de cada dia. Mas, na capital paraense, apenas 15% da população consomem frutas e verduras, o que se torna motivo de preocupação dos especialistas. Entre os não adeptos, as justificativas estão sempre prontas: não há tempo, são caras e o sabor não é bom. Já os opostos acreditam que é necessário esforço para seguir uma dieta balanceada.

"Os nutrientes dos alimentos são classificados em: energéticos, que são os carboidratos e lipídios; os reparadores de tecidos, que ajudam na construção dos nossos tecidos do organismo; e os reguladores, que são as frutas, verduras e legumes. Em nossa dieta, eles são fundamentais", apontou o nutricionista Bruno Morais, mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e professor da Universidade Federal do Pará.

A educadora física Aliane Alves procura manter hábitos saudáveis. Portanto, afirma que essa escolha não é fácil. "Uma dieta balanceada é complicada. As pessoas ficam reféns de muitas coisas consideradas gostosas, e nem todas gostam de frutas e verduras. Eu particularmente gosto e procuro fazer essa opção. Todos os dias como saladas, frutas de manhã e em algum intervalo de aula. Tenho muitos alunos que relutam. Não querem comer. E uns até dizem que o custo é alto", afirmou.

De acordo com o nutricionista, frutas, verduras e legumes não devem ser substituídos por outros alimentos, porém eles podem ser adaptados à realidade financeira e do cotidiano das pessoas. "Eles nos dão a função reguladora, mas podemos consumir as frutas e verduras regionais, com o custo menor. Tem a manga, rica em vitamina C, o açaí, com a vitamina antioxidante, a pupunha, com betacaroteno e vitamina A. Ela ajuda na reparação da pele e dos olhos", explicou.

Com o carrinho de supermercado cheio de frutas, o bancário Luiz Carvalho alerta diz que regulamente não as consomem, com a justificativa de levar um cotidiano com muitas tarefas. "No dia a dia, com a correria fica mais complicado. Muitas vezes eu almoço em 15 minutos. O que eu quero é comer uma coisa que me faça ficar saciado em pouco tempo. Já as frutas, são mais um momento saudável, para quando você estiver relaxando, comê-la", disse.

"As frutas e verduras são alimentos preventivos, e não curativos. Elas te dão vitaminas e minerais para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, possuem fibras. Aliado a uma boa alimentação, é importante o consumo de muita água, evitar o sal e alimentos ricos em sódio, açúcar e gorduras", recomenda Bruno.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias