plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Outeiro faz 122 anos sem motivos para comemorar

A ilha de Caratateua, também conhecida como Outeiro, distrito de Belém, completa hoje 122 anos de fundação. Apesar disso, não tem muito o que comemorar: a população considera que não houve melhorias nos serviços de saneamento básico, segurança e saúde. Es

A ilha de Caratateua, também conhecida como Outeiro, distrito de Belém, completa hoje 122 anos de fundação. Apesar disso, não tem muito o que comemorar: a população considera que não houve melhorias nos serviços de saneamento básico, segurança e saúde. Esses três eixos, que seriam “prioritários” na gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, são alvo de muitas reclamações no local.

Para se ter uma ideia, os trabalhos de limpeza da rua Jader Barbalho são feitos pelos próprios moradores. Eles garantem que melhorias não existem no local. “A população não recebe benfeitorias há muito tempo. Os ônibus são difíceis, a saúde é precária. Aqui sempre foi desprezado pela prefeitura, quando deveria ser de outra forma, já que fica tão perto de Belém e tem muitas praias bonitas. Infelizmente, é tudo desvalorizado”, desabafa o morador José de Ribamar Oliveira, que há 23 anos reside em Outeiro.

O mato alto e a presença de lama e buracos em praticamente todas as ruas caracterizam a falta de saneamento básico no distrito. Os moradores é que fazem coletas para a locomoção das pessoas na rua Heitor Costa com a travessa Botafogo. De bota com cano longo, o morador Januário Bahia, 75 anos, contou que se prepara para sair às ruas. “Agora, em tempo de chuvas fortes, a água chega na canela e a gente tem que se preparar para sair de casa. A ponte de madeira no começo da rua foi a gente que fez. Se fossemos esperar pelo poder público, até hoje estaríamos sem a ponte. Na semana passada, uma equipe da prefeitura esteve aqui para fazer serviço de limpeza, mas deixou os lixos no meio da rua”, apontou.

Outro serviço essencial para a vida das pessoas do distrito de Outeiro e que deixa a desejar é o da saúde. O único posto existente no local, na rua Manoel Barata, segundo os moradores, não oferece os serviços de vacinação e de consultas com especialistas, como a pediatria. Mãe de Marcos Gabriel, de um ano e quatro meses, a jovem Lene Silva, de 20 anos, contou que, quando precisou vacinar o filho naquele posto, voltou para casa sem atendimento. Desde então, passa uma verdadeira via-crúcis para conseguir atendimento médico para o filho. “Agora só vou ao posto da Uepa, em Belém, porque quando tentava agendar as consultas para ele nunca conseguia”, declarou.

A reportagem entrou em contato com as assessorias de comunicação da Sesma e da Sesan para obter o posicionamento da prefeitura de Belém quanto às denúncias, mas não houve retorno.

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), informou em nota que está executando mutirão de limpeza simultaneamente nos bairros Fidelis, Itaiteua, São João do Outeiro, Água Boa e Brasília, em Outeiro. A Rua Manoel Barata e suas transversais estão incluídas na programação de limpeza da prefeitura e em breve serão atendidas.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias