plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

A cada dia, 90 pessoas se aposentam no Pará

Seguir uma carreira profissional e se manter através do fruto do seu próprio trabalho. Esta é a vontade dos jovens. Porém, a maior parte deles não se prepara financeiramente para sua aposentadoria, é o que aponta uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil - S

Seguir uma carreira profissional e se manter através do fruto do seu próprio trabalho. Esta é a vontade dos jovens. Porém, a maior parte deles não se prepara financeiramente para sua aposentadoria, é o que aponta uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil - Serviço de Proteção ao Crédito, e pelo portal Meu Bolso Feliz. Os dados revelam que, entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, 59% dizem não se organizar para uma aposentadoria tranquila.

De acordo com o INSS local, por ano 32 mil e 848 pessoas se aposentam por ano, o que significa aproximadamente 90 beneficiários por dia. Deste total, 2358 são por invalidez previdenciária, contra 27 mil 905 por idade. Já por tempo de contribuição apenas 2 mil 294, e o restante tem aposentadoria especial, invalidez e acidente no trabalho.

O estudo do SPC revelou que, 57% das pessoas não têm a preocupação com a aposentadoria. No caso de quem cursou até o ensino fundamental, o número alavanca para 62%. Entre os homens, 54% não se planejam para essa fase da vida, e entre as mulheres, 59%.

REALIDADE

Nas ruas, a realidade condiz com a pesquisa. Na manhã de ontem, a reportagem do DIÁRIO conversou com jovens de até 30 anos, que dizem não se atentar para o futuro. A manicure Isabela Pereira, de 24 anos, não chegou a terminar o ensino médio. Ela leva uma vida como autônoma e nunca fez nenhuma contribuição para a previdência. “Nunca tive carteira assinada. O pouco que eu ganho é apenas para eu me manter. Não tem como pagar aposentadoria. O dia que eu me empregar eu pago”, relatou.

A auxiliar de limpeza Dianna Alves, de 27 anos, também não tem a preocupação com o futuro. Ela acredita que os seus descontos mensais são suficientes para a aposentadoria. “Eu realmente não presto atenção nisso. Sei que tenho descontos todos os meses, e que isso será para o meu futuro”, acredita.

Com três anos trabalhando como administrador de empresa, Diogo Sauma, de 29 anos, também não faz reserva para quando chegar na terceira idade. “Eu deveria estar atento a isso, porém deixamos algumas coisas de lado para viver o futuro. Hoje penso em casar, ter meu apartamento e, já faço economia neste sentido”, pontuou.

Entre os que admitem não se preparar para a aposentadoria, 17% afirmam que dependerão somente do INSS. Já outros 15% afirmam que gostariam de se preparar, porém, não sabem como dar os primeiros passos. 14% dos entrevistados falaram que não pensam no assunto. 10% garantem que gostariam, mas não sobra dinheiro para guardar ou pagar a Previdência.

COMO SE PREPARAR

Segundo o SPC Brasil, se preparar para a fase mais madura da vida requer algumas medidas, ainda na fase mais jovem. Prestar atenção no orçamento e dar importância à Previdência Social– INSS. Esse é o primeiro ponto a se ter cuidado.

Recolher os tributos à Previdência, mesmo quando resolver dar um tempo para estudar ou mesmo tirar um período de lazer, também é importante para o futuro, pois o não recolhimento vai prejudicar a aposentadoria, já que o imposto é acumulativo. Entretanto, se a pessoa não recolher o INSS por dois anos, o jovem terá que arrecadar dois anos depois, quando já estiver mais velho.

Se houver algum tipo de dificuldade em guardar dinheiro, existe a opção da Previdência Privada. Porém, ele deve ser administrado cuidadosamente. Se os recursos guardados forem para a compra de um bem – como a casa própria, por exemplo – a tributação da Previdência não é favorável. Outro ponto importante é a reserva: quanto maior, melhor, mas um início de poupança com 10% da renda líquida é um bom começo. E quem tiver oportunidade, pode aproveitar a entrada de um dinheiro extra para aumentar as reservas, como 13º salário, férias remuneradas, bônus.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias