plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Estudantes da Ufra denunciam descaso do governo

Estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém, denunciam o descaso do governo em relação ao abandono do prédio e a falta de apoio para atividades de campo. O grupo de estudante alega que para fazer estudo

Estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém, denunciam o descaso do governo em relação ao abandono do prédio e a falta de apoio para atividades de campo.

O grupo de estudante alega que para fazer estudo de campo são necessárias viagens - mas a Ufra não libera e não ajuda financeiramente.

O reitor da instituição já teria sido procurado, mas não chama os alunos para conversar sobre a situação. Além disso, um documento com os pedidos já foi entregue na reitoria, segundo os estudantes, mas nada foi feito até o momento.

"No último manifesto que fizemos o reitor não nos recebeu e fugiu pela porta de trás. Só dizem que não há dinheiro, mas não explicam os reais motivos. E não vemos nenhuma melhoria na universidade que está em péssimas condições", disse uma aluna que preferiu não se identificar.

Ainda segundo os estudantes, o curso de Agronomia possui cerca de 111 alunos em Belém e todos dependem dos investimentos para realizar pesquisas e estudos, e até os porfessores estão sem poder executar algumas atividades.

"Os professores tentam nos ajudar, vão com o reitor para conversar sobre a necessidade das aulas práticas fora do campus, mas o governo não dá retorno, não dá assistência e nos prejudica", afirmou outra estudante, que também não quis se identificar.

Os alunos prometem novos atos durante esta semana até que o governo se posicione sobre o caso.

A Ufra informou, através de nota, que até o a presente data, não houve a sansão presidencial do orçamento, determinando, assim, a liberação em duodécimos aos órgãos da Administração Federal. Por essa razão, o planejamento orçamentário anual da Universidade foi revisto para adequá-lo à nova realidade orçamentária. A Ufra disse que estão garantidas as atividades acadêmicas essenciais, desde que realizadas em caráter multidisciplinar, objetivando a otimização do orçamento.

Quanto a denúncia do abandono da estrutura física da Instituição, a Ufra informou que ações de manutenção corretiva são realizadas com frequência, considerando que estas também demandam recursos, cujo orçamento encontra-se contingenciado.UEPA

Alunos e professores da Universidade Estadual do Pará (Uepa) continuam com as atividades paralisadas em vários municípios do Pará, dentre os quais Cametá, Marabá e Parauapebas.

A paralisação tem como objetivo chamar a atenção do governo do Estado para as reivindicações, como falta de estrutura adequada e a falta de funcionários em alguns setores. Até o momento o governo ainda não se posicionou sobre a situação.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias