plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Malhação de Judas criticará educação

A tradicional festa de malhação de Judas, no bairro da Cremação, este ano deverá reunir, segundo os organizadores, cerca de 8 mil pessoas na programação que iniciará a partir das 20h da Sexta-feira Santa (03), com a ornamentação da rua Conceição e nos aju

A tradicional festa de malhação de Judas, no bairro da Cremação, este ano deverá reunir, segundo os organizadores, cerca de 8 mil pessoas na programação que iniciará a partir das 20h da Sexta-feira Santa (03), com a ornamentação da rua Conceição e nos ajustes das brincadeiras do Sábado de Aleluia, data principal do evento.

Para 2015, além de dar continuidade à cultura, a festividade vai abordar a questão política do país e a desapropriação da escola Tiradentes II, na capital, cujo prédio terá que ser devolvido ao seu proprietário porque o governo do Estado não pagou o aluguel.

Pelo menos oito bonecos farão parte do enredo da programação da Semana Santa 2015. Desde a última semana, eles já estão sendo confeccionados no barracão da Associação dos Malhadores de Judas, da rua Conceição com a 14 de Março, onde também funciona a Associação Carnavalesca Xodó da Nega, que completa 45 anos de existência e na organização da festividade, no bairro.

Para Alberto de Jesus, presidente da associação, também conhecido como ‘Careca’, além da lembrança da morte e principalmente da ressurreição de Jesus Cristo na Cruz do Calvário, a malhação de Judas tem como propósito abordar assuntos relacionados ao dia a dia dos brasileiros e traze-los à reflexão, em forma de brincadeiras descontraídas, que fazem parte do folclore do país.

“O nosso objetivo com a malhação é levar para as ruas bonecos que representem os principais problemas políticos e sociais de nosso país. Vamos abordar este ano a corrupção, o escândalo da Petrobras, os problemas do Pará, como o da Escola Tiradentes II, onde os alunos estão vivendo em uma situação lamentável, e outros casos que estão incomodando a sociedade no geral”, descreveu o presidente.

O primeiro encontro da programação será na sexta-feira, a partir das 6h, quando os moradores estarão reunidos na organização da festa.

“A rua Conceição será interditada desde a Alcindo Cacela até a Quintino Bocaiuva, para a arrumação. Até hoje (segunda-feira) já temos 15 rolos de bandeirinhas e uns 8 bonecos. A partir das 20h, começa a festa. No Sábado de Aleluia, fazemos a Alvorada, às 6h, quando soltamos fogos para acordar o pessoal. Às 8h, os pais já começam a trazer as crianças para participarem das tradicionais brincadeiras”, concluiu.

HISTÓRIA

Com passar dos anos, a tradição que foi trazida para a América Latina pelos os espanhóis ganhou força e hoje já faz parte da cultura da Igreja Católica no Brasil.

Na bíblia, o apóstolo de Jesus Judas Iscariotes foi o que entregou Cristo, com um beijo no rosto, aos soldados, que os levaram para o sacrifício.

A lembrança da traição é vingada pelos fiéis, com bonecos com a altura de uma pessoa, confeccionados com miriti, serraria, papel e goma, que ganham o vestuário conforme a proposta da ‘vingança’.

Em Belém, no bairro da Cremação, além da ‘malhação’, há velório de Cristo, na Sexta-feira Santa, seguido de apresentação de escola de samba e de aparelhagem, e no sábado, arraial com as brincadeiras do pote e pau de sebo.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias