plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Professores da Uepa decidem entrar em greve

Após assembleia geral realizada nesta segunda-feira (30), professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda (6).  Docentes e alunos de 12 municípios do Pará realizaram no dia 19 deste mês, uma para

Após assembleia geral realizada nesta segunda-feira (30), professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda (6).

Docentes e alunos de 12 municípios do Pará realizaram no dia 19 deste mês, uma paralisação para chamar a atenção do governo e protestar pelo descaso com a educação.

Entre as principais reivindicações da categoria, estão a falta de professores, falta de monitores para os laboratórios de informática e, principalmente, falta de investimento na estrutura. "Hoje, o que motivou a greve foi a situação precária em que se encontra a universidade. Os laboratórios não funcionam, não tem material, há carência de concurso público no setor, além de uma série de outros fatores", conta a professora Zaira Fonseca.

"Ainda não tivemos nenhuma resposta do governo do Estado. Eles disseram, apenas, que vão sentar para discutir só na segunda quinzena do mês de abril", conta Zaira.

A professora explica ainda que as aulas na universidade serão mantidas nesta semana. "Na terça e quarta-feira continuaremos a ter atividades normais nas salas de aulas. A paralisação ocorre oficialmente a partir da próxima segunda, quando teremos diversos atos nas ruas da capital e Estado", explica.

OURTRO LADO

Em nota, a Uepa informa que aguarda ser informada oficialmente pelo Sindicato dos Professores da Uepa (Sinduepa) sobre a decisão tomada em assembleia-geral nesta tarde.

Entretanto, "a universidade reafirma o compromisso do Governo do Estado em garantir a manutenção do pagamento do Piso Nacional do Magistério aos professores da rede pública".

De acordo com a instituição, o novo reajuste fixado em janeiro pelo governo federal será incorporado aos salários já no mês de abril e a partir de maio os profissionais da educação receberão, com efeito retroativo, a diferença relativa aos meses anteriores.

A Uepa informa ainda que está em negociação com a Secretaria de Planejamento (Seplan) para a liberação de mais orçamento que viabilize um plano de investimento, em especial, para os campi fora da capital.

Diz também que aguarda a liberação de US$ 21,5 milhões a ser financiado pela Cooperação Andina de Fomento (CAF). "Os recursos permitirão a recuperação e a ampliação de todos os 20 campi, além da compra de equipamentos. O processo para a obtenção do financiamento está em análise pela CAF".

Sobre as atividades em salas de aula, a universidade afirma que não haverá alteração no calendário acadêmico e, na capital, o funcionamento do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro Saúde Escola do Marco (CSE) será normal para "não prejudicar o atendimento à população".

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias