plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Abandono de praça mostra ausência do poder público

Criada para ser uma das principais alternativas de lazer e de trânsito de belenenses e turistas, a Praça Princesa Izabel, no bairro da Condor, está abandonada. Na Praça, o lixo também está acumulado há alguns dias. Foto: Cezar Magalhães/DOL Quem se diri

Criada para ser uma das principais alternativas de lazer e de trânsito de belenenses e turistas, a Praça Princesa Izabel, no bairro da Condor, está abandonada.

Na Praça, o lixo também está acumulado há alguns dias. Foto: Cezar Magalhães/DOL

Quem se dirige ao local para apanhar uma embarcação rumo a alguma ilha, em especial a do Combú, se depara logo com os problemas: lixo acumulado, água parada, falta de policiamento e falta de sinalização.

Praça silenciosa: apesar de funcionar como terminal fluvial, a praça mais parace um local abandonado. Foto: Cezar Magalhães/DOL

Os problemas não param por aí: no embarque e desembarque das pessoas, não há cobertura e nenhum tipo de proteção no trapiche do local. Pais que frequentam o espaço devem ter atenção redobrada para evitar acidentes com os filhos. Idosos também devem ter cuidado, já que não há barras próximas nas quais se apoiar. Em alguns trechos do trapiche, o piso está escorregadio, o que aumenta o risco de quedas e acidentes.

Com o aumento do número de chuvas dos últimos dias, a água se acumula no trecho, atraindo insetos, animais e aumentando o risco de doenças como a dengue. Foto: Cezar Magalhães/DOL

A falta de infraestrutura no local e a insegurança da área, conhecida pelo número de assaltos que ocorrem, contribuem mais ainda para afastar os turistas.

Outro problema da área é a falta de cobertura nos pontos de espera do local. Em caso de fortes chuvas, não há como se proteger. Os pontos de espera que existem estão deteriorados e sem manutenção há anos.

Deteriorado, o trapiche da praça Princesa Izabel não conta com sinalização adequada nem barras de apoio e proteção para crianças, idosos e pessoas com deficiência motora. Foto: Cezar Magalhães/DOL

A reportagem do DOL entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para saber se estão previstas obras de melhoria no local.

Por nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que já está em fase de elaboração reforma da Praça Princesa Isabel, prevista para iniciar no segundo semestre de 2015. Segundo o órgão, "a praça será integrada à construção de um novo porto no local", contemplado para receber recursos do PAC, que tem o projeto específico "em fase de trâmites administrativos entre Prefeitura de Belém e Governo Federal para liberação de recursos e início das obras".

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que está programada para a segunda quinzena de março a próxima roçagem da manutenção mensal realizada na Praça Princesa Isabel, sendo que a última ocorreu no dia 21 de fevereiro.

(Enderson Oliveira/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias