plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Alunos sofrem com estrutura precária

Cerca de 100 estudantes e professores do campus Moju da Universidade do Estado do Pará (Uepa) protestaram na manhã de ontem, na Reitoria, localizada na Rua do Una, bairro do Telégrafo. O motivo seria o número insuficiente de computadores, prazo de valid

Cerca de 100 estudantes e professores do campus Moju da Universidade do Estado do Pará (Uepa) protestaram na manhã de ontem, na Reitoria, localizada na Rua do Una, bairro do Telégrafo.

O motivo seria o número insuficiente de computadores, prazo de validade vencido dos reagentes químicos, ar-condicionados quebrados, demissão de funcionários, secretaria que atende aos alunos em dias e turnos alternados, biblioteca sem funcionamento à noite, o corte do transporte rodoviário e fluvial gratuito para a Universidade.

Com cartazes, apito e nariz de palhaço, os estudantes cobravam uma conversa com o reitor, Juarez Quaresma. Segundo a aluna do curso de letras, Aline Rodrigues, 20 anos, Juarez nunca aparecia nas reuniões solicitados e sempre mandava o vice.

“Todas as vezes que pedimos atenção do reitor, ele não apareceu. Mandava o vice que nunca resolvia nada. No final de 2014, prometeu 15 computadores, e até agora nada. Não temos o menor auxílio. No laboratório só três funcionam”, diz.

Ainda de acordo com Aline, a secretaria do campus funciona em horários alternados, o que dificulta solicitar qualquer tipo de documento. No 7° semestre do curso de biologia, Maria de Fátima Lucas, 22 anos, faz as aulas práticas no laboratório com reagentes químicos estragados.

“Os reagentes estão fora da validade. A gente quase não usa o laboratório por causa do mofo. O microscópio está defasado. Depois das férias, até cupim a gente encontrou no laboratório”, reclama.

Para o professor de psicologia, Sergio Darwich, a Uepa nos interiores está sucateada. O reitor teria cortado a van para transporte dos estudantes. A balsa, que também auxiliava na travessia, não existe mais. Os alunos vieram a Belém disseram que só retornariam a Moju após serem recebidos pelo reitor.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) informou, em nota, que até o final da próxima semana deverá entregar ao Campus de Moju 15 computadores, 2 projetores e 76 carteiras.

Quanto ao acesso, o micro-ônibus da Uepa, que leva os estudantes do cais até o campus, ainda encontra-se em manutenção e deverá ser entregue até o final da primeira quinzena deste mês.

Já em relação à embarcação, esta foi cedida à época pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), e também se encontra em manutenção. A Uepa vai retomar o contato para restabelecer o serviço.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias