plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hidrelétrica de Marabá é prioridade do governo

Em reunião realizada na tarde de ontem (4), em Brasília, o presidente da Eletronorte, Tito Cardoso, garantiu que construção da hidrelétrica de Marabá ainda é prioridade do governo federal. A sessão especial foi articulada pelo Ministro da Pesca Helder Ba

Em reunião realizada na tarde de ontem (4), em Brasília, o presidente da Eletronorte, Tito Cardoso, garantiu que construção da hidrelétrica de Marabá ainda é prioridade do governo federal.

A sessão especial foi articulada pelo Ministro da Pesca Helder Barbalho e contou com a presença do deputado estadual João Chamon Neto (PMDB) e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), Ítalo Ipojucan.

Estiveram presentes também o Diretor de Planejamento da Eletronorte, Adhemar Palocci e Antônio Paiva, Gerente da Assessoria Técnica da PresidênciaA reunião foi solicitada para esclarecer para a população a dúvida que surgiu após a veiculação de uma notícia no jornal Estado de São Paulo, a respeito da implantação da hidrelétrica, que tem previsão de início para este ano.

A matéria informou que entraves vinculados a questões ambientais e dificuldades que o governo federal encontra em licenciar os grandes projetos da Amazônia suspenderiam sete grandes projetos de hidrelétrica, incluindo a de Marabá.

A reunião também buscou injetar ânimo no governo para que a hidrelétrica siga o cronograma inicialmente estabelecido. De acordo com o deputado estadual João Chamon Neto, foi necessário acionar a sessão para acabar com o medo de que a hidrelétrica não se torne mais um dos grandes projetos fantasmas prometidos para a cidade.

“Queríamos saber o que está projetado realmente para a hidrelétrica de Marabá que é um grande acontecimento nesse mar de indecisões que Marabá se transformou com tantos grandes projetos que acabaram não acontecendo, deixando a população com incertezas”, disse.

Para Ítalo Ipojucan, a preocupação com as questões ambientais existem, mas são etapas comuns às obras de grande porte como a hidrelétrica. “Existem alguns entraves que são comuns a uma obra desse porte, então isso exigiu quebra de cronogramas, términos de estudos ambientais que estão inconclusos ainda, mas o que é importante é que ela está dentro do planejamento estratégico, é prioridade do governo e vai acontecer”, conta.

Para o ministro de pesca e aquicultura, Helder Barbalho, este momento inicial é fundamental o diálogo. Ele destaca a importância da obra. “A obra vai gerar emprego, aquecer a economia e também trazer desenvolvimento para da região, além claro da oferta de energia neste momento em que o Brasil sofre com a falta dela.

Dialogar sobre os investimentos da construção é fundamental e a população precisa estar acompanhando tudo e ficar ciente do que a hidrelétrica representa” disse o ministro.Chamon e Ipojucan enfatizaram a importância da articulação do Ministro da Pesca Helder Barbalho sobre um dos assuntos com mais expectativas para a região de Carajás, principalmente por conta de atrasos em obras similares, como a hidrovia do rio Tocantins.

“A hidrelétrica de Marabá é a garantia de que a economia possa ser reaquecida na região e a presença de Helder reforça mais a preocupação com a nossa gente”, comentou Ítalo Ipojucan.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias