plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Violência contra a mulher terá de ser notificada

A partir de agora, todos os casos de violência contra a mulher atendidos em serviços de saúde deverão ser notificados à polícia. O Projeto de Lei, que havia sido vetado pelo prefeito Zenaldo Coutinho em 2013, foi derrubado por unanimidade na Câmara Munici

A partir de agora, todos os casos de violência contra a mulher atendidos em serviços de saúde deverão ser notificados à polícia. O Projeto de Lei, que havia sido vetado pelo prefeito Zenaldo Coutinho em 2013, foi derrubado por unanimidade na Câmara Municipal de Belém (CMB), na última terça-feira.

A nova lei, de autoria do vereador Raul Batista (PRB), determina a notificação compulsória de todos os casos atendidos pelas redes pública e privada. As informações são da CMB.

Ao vetar a lei, Zenaldo Coutinho argumentou que o estabelecimento dos novos procedimentos visando à notificação compulsória dos casos de violência contra a mulher conflitaria com as rotinas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O prefeito alegou ainda que o projeto estaria “invadindo” a seara do Executivo, ao fixar novos serviços, contrariando a Lei Orgânica do município.Porém, houve uma movimentação na Câmara para que o veto fosse derrubado. O movimento de combate à violência contra a mulher ganhou força entre os vereadores e o veto do prefeito foi derrubado por unanimidade.

A nova lei define como violência qualquer ação ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, em ambiente público ou privado.Agora, todos os profissionais que prestem atendimento nos serviços de saúde da rede pública e privada são obrigados a registrar as ocorrências em formulários especiais. A notificação vale para qualquer caso de violência sofrida dentro ou fora do ambiente doméstico.

FORMULÁRIO

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por sua vez, terá prazo de 30 dias, a partir da publicação da lei no Diário Oficial, para elaborar e disponibilizar um formulário específico para notificação compulsória.

Serão registrados os seguintes dados: nome da vítima, idade, motivo do atendimento, número do Boletim de Atendimento Médico, diagnóstico e tratamento, relação da vítima com o agressor, unidade que prestou atendimento, cargo e/ou função do profissional que realizou o atendimento. (Com informações da Câmara Municipal de Belém)

SIGILO TOTAL

A lei garante sigilo de todas as informações prestadas pela vítima. A notificação será enviada à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher ou à Promotoria da Infância e Juventude, conforme o caso.

LEIA MAIS:

TJPA agilizará julgamentos

Assassinatos reduziram após lei

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias