plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Consumidores devem ter cautela com alta do dólar

Oferecendo impacto direto a investidores e a quem está planejando viagens para o exterior, o aumento observado no preço do dólar também interfere nos gastos dos consumidores brasileiros em geral, à medida que influencia no preço final dos mais variados pr

twitter Google News

Oferecendo impacto direto a investidores e a quem está planejando viagens para o exterior, o aumento observado no preço do dólar também interfere nos gastos dos consumidores brasileiros em geral, à medida que influencia no preço final dos mais variados produtos, sobretudo nos relacionados à alimentação.

A moeda americana chegou a atingir o maior valor desde 2004 no início do mês e exige cautela dos consumidores para evitar endividamentos. Ontem o dólar comercial fechou o dia a R$ 2,879. Segundo o educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, o aumento no preço dos produtos deve ser percebido em todos os setores, momento que requer atenção e, principalmente, planejamento das famílias.

“O dólar tem impacto direto em tudo. Se ele estiver mais caro, tudo está mais caro, sem exceção. Todos os produtos que consumimos têm aumento de valores, quando o dólar aumenta. É preciso atacar todos os itens e fazer uma faxina financeira mesmo”, aponta, ao explicar que a interferência do preço do dólar nos produtos depende de um conjunto de fatores. “A interferência está no deslocamento com o aumento da gasolina, na armazenagem, no aumento da energia... é uma conjuntura, não tem um fator único”.

O educador financeiro orienta que a melhor saída é se adequar à realidade e planejar melhor os gastos. Antes de qualquer medida, uma conversa franca entre todos os integrantes da família é fundamental para repensar as despesas e tentar evitar endividamentos futuros. “Efetivamente o ano de 2015 é de muitas incertezas. Então, esse desequilíbrio é perigosíssimo. É preciso adequar melhor o padrão de vida”, aponta. “O melhor caminho agora é parar a família. É preciso fazer uma reunião familiar para falar de um tema que é vital: projetos de vida. O que faremos para 2015 ser melhor do que 2014?”.

Destacando a importância da educação financeira, Reinaldo orienta que, durante o planejamento, deve ser considerado o comportamento de todos os membros da família, seus gastos, a forma como cada um lida com o dinheiro e o que cada um consome. “O que foi feito em 2014 trouxe resultados? O que mudou para 2015? Cabe necessidade de mudança mesmo se deu certo no ano anterior porque o ano de 2015 é muito vulnerável”, destaca. “A maior parte das mudanças diz respeito à mudança de hábitos”.

REGIONAL

Sem que o cenário seja muito diferente no âmbito regional, a influência da alta do dólar também é esperada na economia paraense. Como o Estado, assim como o restante do país, ainda depende da importação de diversos produtos, o aumento no preço deve afetar, também no Pará, a todos os consumidores. “Como a gente ainda importa muita coisa, nossa economia ainda sofre impacto quando tem aumento do dólar porque ele acaba influenciando também a inflação”, aponta o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena.

“Para o consumidor de modo geral, esse aumento é muito ruim porque cria uma situação de imensa dificuldade inclusive pro assalariado. Esse aumento pega todo mundo, quem compra produtos importados e quem não compra por causa dessa interferência na inflação.”

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias