plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Organizações Sociais estão sem pagamentos

Junto com a Educação a área da saúde é uma das que mais sofre com o calote que vem sendo dado pelo governo do Estado. No início desse mês o Hospital Público Estadual Galileu, em Ananindeua, inaugurado ano passado pelo governo com pompa para funcionar como

twitter Google News

Junto com a Educação a área da saúde é uma das que mais sofre com o calote que vem sendo dado pelo governo do Estado. No início desse mês o Hospital Público Estadual Galileu, em Ananindeua, inaugurado ano passado pelo governo com pompa para funcionar como retaguarda ao Hospital Metropolitano, completou dois meses sem pagar seus funcionários, que denunciaram a situação ao Sindicato dos Médicos. (Sindmepa). Informações obtidas pelo DIÁRIO junto à Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) dão conta que todas as organizações sociais (OSs) que gerenciam hospitais regionais estão com pagamentos atrasados.

A OS Pró-Saúde, que gere o Galileu e vários outros hospitais públicos regionais no Estado, alegou que o problema está no repasse de recursos feito pelo Governo Federal, que atrasou.

O argumento não foi aceito pelo Sindmepa. Segundo o sindicato, o vínculo do médico é com a empresa. “Se teve recurso, se não teve, não é problema do profissional. A empresa que se presta a gerir um hospital tem que ter recursos para manter sua estrutura, não pode deixar uma coisa depender da outra. O vínculo da OS com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, que recebe os recursos da União e repassa a OS, não pode interferir no vínculo entre médico e OS”, afirmou o médico João Gouveia, dirigente sindical.

O HPEG foi entregue com 120 leitos, e sob a prerrogativa de ser um hospital de retaguarda para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e o Abelardo Santos: após o atendimento de urgência nesses hospitais, os pacientes, já estabilizados, são encaminhados para o Galileu, dando prosseguimento ao atendimento.

‘AJUSTES’

Em nota, a direção do Hospital Galileu afirmou que o hospital passou por um atraso no início do ano por conta de um problema interno de abertura do exercício anual, ocorrido inclusive por ser o primeiro ano de operação do Hospital, com necessidade de alguns ajustes internos.

“No entanto o pagamento referente a dezembro já foi efetuado e o referente a janeiro, vencido dia 20, estará sendo pago nesta sexta-feira, 06/02”, informou o hospital.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias