plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará tem o maior número de jovens ocupados

Mayane Silva tem 21 anos e trabalha como atendente. Com pouco mais de um ano na empresa, ela sonha em ter o contrato efetivado com a carteira assinada. Mayane engrossa as estatísticas dos jovens paraenses que estão no mercado de trabalho sem carteira assi

Mayane Silva tem 21 anos e trabalha como atendente. Com pouco mais de um ano na empresa, ela sonha em ter o contrato efetivado com a carteira assinada. Mayane engrossa as estatísticas dos jovens paraenses que estão no mercado de trabalho sem carteira assinada.

A pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) com base na PNAD/IBGE/2013, mostra que entre os estados da Região Norte o Pará é o que detém o maior número de jovens com idade entre 15 e 29 anos. No Estado, a população jovem, em 2013, era de 2.143.398 pessoas, das quais 50% eram homens e 50% mulheres.

O Pará é também o estado da região que detém o maior número de jovens ocupados com idade entre 15 e 29 anos, seguidos do Amazonas, Rondônia e Tocantins. Por outro lado, segundo o Dieese/PA, do total de empregados jovens de 15 a 29 anos (687.994 pessoas), cerca de 42,17% possuíam carteira de trabalho assinada. A faixa etária com o menor número de vínculo empregatício está entre 15 e 17 anos.

Ednaldo, de 15 anos, começou a trabalhar através do Programa Jovem Aprendiz e um ano depois acabou sendo contratado pela empresa e agora tem a expectativa de um vínculo empregatício. “O trabalho é muito bom, a gente aprende muito, mas seria muito melhor se a carteira fosse assinada”. Os dados mostram que os homens ainda são maioria no mercado de trabalho, o equivalente a 63,96% da mão de obra jovem economicamente ativa.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias