plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Alter do Chão apresenta alta contaminação de águas

Uma análise microbiológica da água de quase 15 pontos da vila de Alter do Chão – a 40 km de Santarém – revelou que existe contaminação por coliformes totais e de termotolerantes em quase 80% dos locais estudados. O município de Santarém enfrenta um surto

Uma análise microbiológica da água de quase 15 pontos da vila de Alter do Chão – a 40 km de Santarém – revelou que existe contaminação por coliformes totais e de termotolerantes em quase 80% dos locais estudados. O município de Santarém enfrenta um surto de Hepatite A, que pode ser causado pela água contaminada.

A análise da água foi realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) a pedido do Ministério Público (MP). Foram coletadas água em locais determinados: nas torneiras que recebem água do microssistema de abastecimento; nas torneiras que abastecem algumas barracas da praia Ilha do Amor, localizada em frente à vila; e na Escola Municipal Antônio Pedroso, uma das maiores do município.

De acordo com a professora Graciane Fernandes, responsável pela análise, em mais de 80% das amostras foram encontradas presença de coliformes totais e de termotolerantes, o que está completamente em desacordo com a legislação vigente.

As amostras analisadas apresentam quantidade de micro-organismos presentes (NMP totais /100ml) variando entre 20.000 e 6.100: o máximo permitido de NMP/100 ml pela resolução do Conama é de 200 NMP/100 ml para que a água (classe 1 ) seja considerada potável.

“Todos os resultados, de todas as amostras apresentaram contaminação, tanto por coliformes totais, quanto por termotolerentes”, afirma Graciane Fernandes.

“O grau de contaminação variou bastante de uma mostra para outra. Analisando o cenário como um todo, a partir desses resultados, é algo muito preocupante. Porque muitas das amostras coletadas são de água utilizada diretamente para consumo pela população, sem passar por nenhum tipo de tratamento”, completa a professora.

Além da presença de coliformes, o estudo mostrou uma grande variação no nível de acidez da água analisada em Alter do Chão (nível de PH variando de 2,93 a 6,7). Novos estudos seriam necessários para determinar o que estaria causando essa mudança.

(DOL com informações Ufopa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias