plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder quer impulsionar indústria do pescado

O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, está buscando parceria junto a outros órgãos do governo federal para adotar políticas que aumentem a competitividade do pescado brasileiro. Em reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comér

twitter Google News

O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, está buscando parceria junto a outros órgãos do governo federal para adotar políticas que aumentem a competitividade do pescado brasileiro. Em reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, Helder apresentou as demandas de sua pasta, que atua na importação e exportação de produtos, e solicitou ao ministro Monteiro que seja dado ao Ministério da Pesca e Aquicultura direito de voz ativa na Câmara de Comércio Exterior (Camex) e no Comitê Executivo de Gestão (Gecex).

Outra demanda foi a inclusão do MPA como cooperador atuante na Comissão Gestora do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), além do acesso ao Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Web (Aliceweb), desenvolvido para divulgar de forma simples e rápida o acesso aos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras.

Segundo o ministro Helder, “tais ações são de fundamental importância para impulsionar a indústria de pescado brasileiro”. O Brasil vem aumentando seu volume de pescado. Em 2013, quase dobrou a produção de pescado - foram 2,5 milhões de toneladas contra 1,5 milhão de toneladas de 2012. O desafio do Brasil, segundo o ministro Helder acentuou, é chegar a 20 milhões de toneladas. É o que cobra a FAO (Food and Agriculture Organization), órgão da ONU. A entidade ainda vê o Brasil como pequeno produtor em relação ao tamanho das riquezas naturais – e em comparação a outros países.

DEPUTADOS

O ministro Helder Barbalho também recebeu a visita dos deputados federais eleitos pelo PSD/PA, Joaquim Passarinho e Francisco Alves de Aguiar (Chapadinha). O ministro apresentou aos parlamentares as principais ações a serem implantadas em sua gestão.

“Reafirmo minha convicção quanto à importância do Ministério da Pesca e Aquicultura para o desenvolvimento do enorme potencial da atividade pesqueira e aquícola em nosso país. Estou certo de que, em pouco tempo, o Brasil despertará para esse potencial, e os frutos do trabalho deste ministério serão amplamente reconhecidos pela sociedade”, destacou o deputado Joaquim Passarinho.

Para Francisco Chapadinha, que é da região de Santarém, o parlamentar ressaltou a importância de Helder Barbalho ser da região Norte do país. “O ministro é da nossa região, hoje tivemos a oportunidade de nos reunir com o ministro pela primeira vez e agora vamos dialogar com os demais municípios para levar o desenvolvimento à nossa região, que tem um potencial altíssimo’, disse Chapadinha.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias