plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Guias de pesca terão direitos reconhecidos

Os profissionais que prestam apoio à pesca amadora, conhecidos popularmente como guias de pesca, piloteiros ou pirangueiros, terão a sua profissão reconhecida pela nova Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),

Os profissionais que prestam apoio à pesca amadora, conhecidos popularmente como guias de pesca, piloteiros ou pirangueiros, terão a sua profissão reconhecida pela nova Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como condutores do turismo de pesca.

A divulgação da classificação está prevista para meados defevereiro. A iniciativa, que atende a uma antiga reivindicação da categoria, é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o MTE.

Segundo dados da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), com sede em São Paulo, o Brasil conta com mais de 60 mil condutores de pesca, que são os profissionais que apontando, por exemplo, melhores e mais seguros pontos de pesca.

O reconhecimento da profissão é um passo fundamental para os guias de pesca serem contratados por hotéis e empresas como condutores de turismo de pesca, com todas as garantias sociais inerentes, como seguridade social, férias e 13º salário.

Assim, os serviços de apoio à pesca amadora em regiões como a Amazônia, o Pantanal e o litoral brasileiro poderão alcançar um patamar mais elevado de profissionalismo. A iniciativa deverá ser, inclusive, complementada por cursos de aperfeiçoamento profissional.

CLASSIFICAÇÃO

De acordo com o Ministério do Trabalho, além da ocupação de condutor de Turismo de Pesca, a versão atualizada da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) vai reconhecer a profissão de condutor de Turismo de Aventura.

As atividades serão consideradas como uma “família ocupacional” da CBO, que tem 2,5 mil atividades profissionais cadastradas. Neste primeiro momento, o grupo vai congregar apenas as duas categorias de condutores.

Posteriormente, serão incluídas as atividades de condutores Visitantes de Unidades de Conservação e de monitor de turismo em locais de interesse cultural.Atualmente o Ministério do Turismo (MT) está desenhando a Política Nacional de Qualificação em Turismo, que poderá contribuir com a capacitação de profissionais, a partir da oferta de cursos específicos para estes segmentos.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias