plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Aluno de escola pública coleciona aprovações

De origem humilde e sempre esforçado, Walber Azevedo, de 18 anos, desde criança foi estudante da rede pública de ensino. Com esforço próprio agarrou o primeiro lugar do curso de Química, tanto na Universidade do Estado do Pará (Uepa) quanto na Universidad

De origem humilde e sempre esforçado, Walber Azevedo, de 18 anos, desde criança foi estudante da rede pública de ensino. Com esforço próprio agarrou o primeiro lugar do curso de Química, tanto na Universidade do Estado do Pará (Uepa) quanto na Universidade Federal do Pará (UFPA) entre outros.

Mesmo com pouco incentivo dos pais e o precário sistema de ensino público, o jovem nunca desistiu dos seus sonhos. Sem poder marcar com a mensalidade de um cursinho preparatório e por crer que isto até poderia atrapalhar, Walber teve que, por conta própria, mergulhar na leitura de livros didáticos para suprir o ensino que recebia na escola pública.

“O ensino era muito fraco, só que o que faz o aluno é o esforço dele. A minha maior ferramenta eram os livros didáticos que davam na escola, são materiais muito completos e são ferramentas que alunos de escola pública não sabem aproveitar”, contou.

Quando saiu do ensino fundamental, ele ingressou no curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Pará (IFPA) e para ter uma experiência com o vestibular de 2014 enquanto ainda não havia concluído o curso, conseguiu ser aprovado em Engenharia Elétrica na UFPA. Walber manteve uma rotina de estudos intensa, mas nunca chegou a extrapolar os seus limites.

“Me divertia, mas nada exagerado. Me distraia vendo TV, lendo meus livros, sem ser os didáticos, porque a gente não pode focar 24 horas por dia apenas em estudos, senão acaba não tendo melhor rendimento”.

AMADURECIMENTO

Apesar da pouca idade, o jovem teve que amadurecer bem antes do seu tempo. Criado pela avó desde criança no bairro da Marambaia, ele não recebeu muito incentivo dos pais. A mãe desenvolveu uma lesão cerebral e o pai é uma figura distante. “Graças a Deus ele nunca se meteu com coisa ruim, o pai não incentivou o filho a estudar.

A escola era aqui pertinho porque não tínhamos como pagar ônibus todo dia. Quando ele foi estudar lá pra Almirante Barroso ficou difícil. Ele leva a vida com a Graça de Deus, eu dizia: ‘luta para que você tenha um futuro na vida’”, contou a avó, Juvência, emocionada.

No vestibular 2015, Walber foi aprovado em primeiro lugar do curso de Química da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ele também foi aprovado em primeiro lugar em Engenharia Naval na UFPA, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Entre tantas opções, ele escolheu Química, na Uepa. “Meu parentes queriam que eu optasse pela Engenharia Naval, mas eu sempre quis Química mesmo”, disse.

LEIA MAIS:

Governo vira as costas e calouros vão na superação

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias