plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

A cidade modelo que conquista pela simplicidade

“Morar em Castanhal não foi uma escolha, mas uma imposição de meus pais que, na época, queriam fugir da confusão que era viver em uma capital e construir uma nova vida no interior”, relembra a aposentada Francisca do Rosário dos Santos, de 70 anos. “H

“Morar em Castanhal não foi uma escolha, mas uma imposição de meus pais que, na época, queriam fugir da confusão que era viver em uma capital e construir uma nova vida no interior”, relembra a aposentada Francisca do Rosário dos Santos, de 70 anos. “Hoje, gosto de Castanhal pela simplicidade que ainda podemos encontrar aqui. Passei a gostar de viver aqui, formei minha família e fiz muitos amigos ao longo dos anos. Agradeço aos meus pais pela escolha.”

É muito fácil encontrar moradores como Francisca, que antes viviam em outras cidades e escolheram Castanhal para chamar de novo lar. É o caso de Elizângela Menezes, que mora há 33 anos na região e diz não trocar a cidade por nenhuma outra.
“Por mais que a cidade seja pequena, não deixaria de viver aqui para voltar para Belém ou ir para outro município. A cidade me acolheu e acolhe até hoje”, conta Elizangela, que tem dois filhos e, assim como dona Francisca, destaca a simplicidade da região como motivo para continuar, ao lado da família, na cidade. “Castanhal, ao longo dos anos, vem se desenvolvendo, se ajeitando. Acompanho o crescimento daqui há mais de 30 anos e vejo que ainda tem muito a oferecer aos habitantes.”
O sotaque nordestino, aliás, é muito presente entre os moradores do município. Essa particularidade se deve ao primeiro período de desenvolvimento da região, formada por colonizadores cearenses.
Para os moradores, a cidade modelo, como também é conhecida, é considerada um bom lugar para viver e constituir família. (Foto: Agência Pará)
A aposentada Francisca, por exemplo, lembra que quando chegou na cidade muitos de seus vizinhos eram de origem nordestina. Ela, inclusive, casou-se com Benedito dos Santos, nordestino que também veio ao município quando criança. “Talvez por isso algumas pessoas associem o jeito simples da cidade, pois é uma de nossas características. Ou melhor, característica dos que vieram das cidades do nordeste”, afirma.
O crescimento e investimento, cada vez maior da região, são fatores que a nova geração - aqueles que já nasceram castanhalenses - aproveita como beneficio para o futuro profissional.
É o que acredita o estudante Henrique de Moraes, que pretende cursar Administração e abrir uma empresa no ramo alimentício, aproveitando o crescimento da região. “Vejo que Castanhal pode se tornar uma cidade ainda maior, e com isso, há boas oportunidades”, destaca.

(Adriana Pereira/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias