plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Castanhal: a vila que se tornou cidade modelo

Criada no dia 28 de janeiro de 1932, pelo decreto-lei nº 600, assinado pelo então interventor Magalhães Barata, a cidade de Castanhal celebra 83 anos de emancipação política. Já o nome Castanhal deriva do Igarapé Castanhal que, em suas margens, possuía mu

Criada no dia 28 de janeiro de 1932, pelo decreto-lei nº 600, assinado pelo então interventor Magalhães Barata, a cidade de Castanhal celebra 83 anos de emancipação política. Já o nome Castanhal deriva do Igarapé Castanhal que, em suas margens, possuía muitas castanheiras.

O povoamento regular do município começou com a chegada da estrada de ferro de Bragança, com colonizadores cearenses especializados no cultivo da terra, contratados pelo Governo Provincial. Formou-se, então, a Vila de Castanhal, criada oficialmente no dia 15 de agosto de 1899.

A cidade, que tem privilegiada posição geográfica no mapa do Pará, inclusive, é cortada pela rodovia BR-316, a principal via de ligação entre a capital paraense e as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de ser o principal caminho para o escoamento de produção local.

DOL

Detalhes de um dos vagões que percorria a Estrada de Ferro Belém-Bragança. (Foto: Reprodução)

VEJA IMAGENS DE CASTANHAL

Com mais de 186 mil habitantes, o município de Castanhal cresceu de forma significativa: nos últimos anos, as autoridades políticas da região têm incentivado a instalação de indústrias de diversos ramos, e também contribuindo para melhoria das indústrias pioneiras na cidade.

O município de Castanhal fica distante 68 km de Belém e está entre as cinco principais cidades do Estado do Pará, cujo pólo industrial atua em ramos diversificados como calçados, têxtil, metal-mecânica, alimentos, pré moldados, material elétrico e vestuário.

DOL

(Adriana Pereira/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias