plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pagamento de serviços de saúde está atrasado

No último dia 11, prestadores de serviços privados aos SUS em Santarém, oeste do Pará, emitiram uma nota à imprensa informando que o governo municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, não efetuou o pagamento dos serviços por elas prestados. O a

No último dia 11, prestadores de serviços privados aos SUS em Santarém, oeste do Pará, emitiram uma nota à imprensa informando que o governo municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, não efetuou o pagamento dos serviços por elas prestados.

O atraso no pagamento seria de pelo menos dois meses.De acordo com os prestadores, o Ministério da Saúde é responsável pelo envio do recurso. “O fato é que o Ministério da Saúde repassou todas as competências do teto da média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial relativas ao ano de 2014, cujo objetivo, entre outros, é de fazer o pagamento dos serviços prestados pelos laboratórios, clínicas e hospitais privados ao SUS”, confirmou a nota.

Segundo o documento, somente neste mês de janeiro foi efetuado o pagamento referente ao mês de outubro de 2014, faltando ser pagos os meses de novembro e dezembro.

“Depois que divulgamos a nota, entraram em contato conosco para regularizar a pendência e fomos informados de que terça-feira [27 de janeiro] será pago o valor referente ao mês de novembro e, em 10 de fevereiro, será quitado o mês de dezembro”, asseguraram as prestadoras.

Ainda na nota, foi destacado que em nenhum momento as prestadoras foram chamadas para diálogo ou comunicadas oficialmente sobre os motivos dos atrasos nos pagamentos.

No documento, foi ressaltado que a divulgação do comunicado é para alertar a população santarena sobre o ocorrido e sobre possíveis medidas tomadas pelos prestadores, como a paralisação dos serviços, caso o atraso nos pagamentos continue e a gestão reconheça a necessidade de diálogo, mas se mostram abertos em resolver a situação e continuar com os serviços.

“Sempre houve tentativa de diálogo, mas nunca houve um retorno concreto, que só veio a ser efetuado com datas específicas para regularização quando o comunicado foi divulgado”, confirmaram. No entanto, os prestadores possuem uma expectativa que isso venha a ocorrer sem problemas, devido à posse do novo secretário de Saúde, o médico Valter Sinimbú, que conhece o funcionamento do SUS.

SITUAÇÃO

A reportagem chegou a ir a algumas prestadoras para obter mais detalhes, uns não quiseram gravar entrevista, outros alegaram que não tinham autorização.

No hospital João XXIII, a direção havia sido informada de que o novo secretário de Saúde estava tomando conhecimento do caso, pois estava em processo de assumir a pasta da Saúde, mas que tudo seria resolvido no início da outra semana. A maternidade Irmã Dulce e hospital e maternidade Sagrada Família confirmaram a situação.

No laboratório Celso Matos, não havia um responsável que pudesse atender a reportagem. No laboratório LabVida, o responsável estava viajando e não havia outra pessoa que pudesse atender para confirmar e esclarecer a situação.

Além dessas, assinaram o documento os laboratórios, ACDLab, Santana, São Judas Tadeu, Britos, Lacon e as clínicas Norte Fisio e Britos.Até o Conselho Municipal de Saúde de Santarém tem conhecimento sobre a falta de pagamento, mas a presidente do conselho está viajando e estará disponível somente na segunda-feira, 26.

A produção entrou em contato com a assessoria de comunicação da Semsa para tentar uma entrevista com o secretário de Saúde, mas até o momento a Ascom não conseguiu contatar o médico para esclarecer sobre o caso nem enviou nota.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias