plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Advogado paraense é assassinado em Manaus

O advogado paraense Jakson Souza e Silva, 45, presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Parauapebas, assassinado com um tiro de escopeta caseira no sábado passado em Manaus (AM), pode ter sido vítima de um crime de encomenda, já que

O advogado paraense Jakson Souza e Silva, 45, presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Parauapebas, assassinado com um tiro de escopeta caseira no sábado passado em Manaus (AM), pode ter sido vítima de um crime de encomenda, já que estava em lista de marcados para morrer da OAB-PA e já tinha denunciado ameaças anteriormente.

É o que sustenta o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, que esteve ontem em Manaus com a comissão que acompanha o caso junto a autoridades locais.

O crime ocorreu por volta das 23h40, na rua 15 de Outubro, situada no bairro Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus. De acordo com a Polícia Militar do Amazonas, Jakson Souza e Silva foi abordado por dois homens em uma moto enquanto caminhava.

O carona empunhava a escopeta e efetuou o disparo, que atingiu o abdome do advogado. Ele chegou a ser socorrido por populares e levado ao Serviço de Pronto Atendimento Alvorada de Manaus, mas não resistiu aos ferimentos.

A PM confirmou que não foram levados pertences da vítima. Com o advogado foram encontrados R$ 1.900 em dinheiro, um notebook e um smartphone.

VIAGEM

Natural de Santana do Araguaia, no sul do Pará, Jakson trabalhava em Parauapebas, a 719 quilômetros de Belém. A polícia ainda não confirmou o motivo da viagem, mas informou que o advogado pode ter ido a Manaus pelo aniversário de uma amiga.

A polícia deve usar imagens do circuito de vigilância de uma casa para tentar identificar os suspeitos. O titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Ivo Martins, afirmou que a polícia também tenta descobrir se o advogado foi seguido do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, até o local do crime.

Em 2012, o nome de Jakson Souza foi citado na apuração pelo assassinado do também advogado Dácio Antônio Cunha, morto na porta do kitnet onde morava.

Pouco depois do assassinato, testemunhas contaram à polícia que Jakson e a advogada Betânia Amorim foram vistos entrando no prédio de Dácio, que morava só.

A morte foi investigada pelo delegado Glauco Valentin, da Divisão de Homicídios de Belém. Em outra frente de apuração, a polícia amazonense conta com a possibilidade do advogado ter se dirigido a Manaus para tratar de assunto de um cliente.

Uma comissão de advogados da OAB-PA seguiu ontem pela manhã para Manaus, a fim de acompanhar as investigações e tratar da liberação do corpo da vítima para sepultamento. A diretoria da Ordem no Pará acredita que o crime foi encomendado.

Fazem parte da comissão que partiu para o Amazonas o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, o conselheiro da seccional Robério d’Oliveira e o vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da instituição, Rodrigo Godinho.

O grupo está sendo acompanhado pelo presidente da OAB no Amazonas, Simonetti Neto. “Estamos resolvendo o processo de liberação do corpo para ser levado ao Pará e lá ser velado e enterrado”, disse ontem Simonetti.

A comitiva da OAB e a esposa de Jakson Silva foram à Delegacia Especializada e Homicídios e Sequestros (DEHS) de Manaus. Depois, o grupo se reuniu com delegado-geral do Amazonas, Orlando Amaral.

A OAB-PA decretou luto de três dias pela morte e até o fechamento da edição ainda tratava da remoção do corpo de Jakson para Parauapebas, no sudeste do Pará, onde ele será velado e sepultado.

LEIA MAIS:

Advogado fazia denúncias de desvios na Prefeitura de Parauapebas

(Diário do Pará com agências)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias