plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Inscrições para o Sisu começam nesta segunda-feira

As inscrições para a 1ª seleção 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã e vão até 22 de janeiro. Elas são gratuitas e o resultado será divulgado em 26 de janeiro pelo site do Sisu. Por intermédio da nota do Exame Nacional do Ensino Méd

As inscrições para a 1ª seleção 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã e vão até 22 de janeiro. Elas são gratuitas e o resultado será divulgado em 26 de janeiro pelo site do Sisu.

Por intermédio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o programa do Ministério da Educação (MEC) possibilita aos estudantes de todo Brasil o acesso ao ensino superior.No Pará, as instituições que aderiram ao Sisu foram a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

A Região Norte concentra 6,9% das vagas, que equivale a 14.262. Quem lidera é a Região Nordeste com 83.700, correspondente a 40% do total de vagas, 205.514.As quatro instituições ofertam juntas mais de 4.500 oportunidades de ingresso ao ensino superior.

São 955 vagas no IFPA, 1.770 na UFRA, e 990 na UNIFESSPA obtidas, exclusivamente, pelo Sisu. Já a UFPA dispõe de dois meios de entrada. O Sisu com 1.173 vagas e o Processo Seletivo 2015(PS 2015) da Universidade com 5.555 vagas.

Os dois são concursos distintos e os candidatos que fizeram o Enem podem concorrer a ambos. Cada seleção possui diferença no edital, número de vagas e prazo de inscrição. Pelo Sisu, os estudantes interessados em uma das vagas da UFPA concorrem com estudantes de todo o Brasil.

As inscrições no Sistema Unificado são feitas somente pela internet. O candidato terá que informar o número de inscrição e a senha do cadastro do Enem 2014.

O candidato também opta se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.Caso o candidato tenha esquecido essas informações, deverá recuperá-las no site do Enem.

Segundo o MEC, cada estudante pode optar por dois cursos de graduação. Durante o período das inscrições, é possível alterar as opções. O Sistema considerará a última escolha. A nota de corte é atualizada uma vez por dia.

Inscrições para o Sisu começam amanhã: veja como concorrer e quais são as instituições, que abrem 4,5 mil vagas através do Enem (Arte: Diário do Pará)

LEIA MAIS:

Eles apostaram suas notas no Sisu

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias