plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Passaporte brasileiro terá mudanças em 2015

O passaporte brasileiro passará por uma série de mudanças em 2015, com o objetivo de tornar mais rápido e fácil o acesso ao documento por quem pretende viajar para o exterior. Mesmo com as alterações, quem já possui o modelo atual, de cor verde, emitido a

O passaporte brasileiro passará por uma série de mudanças em 2015, com o objetivo de tornar mais rápido e fácil o acesso ao documento por quem pretende viajar para o exterior. Mesmo com as alterações, quem já possui o modelo atual, de cor verde, emitido antes de 2010, ainda poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento. Uma das principais mudanças é a ampliação da validade do passaporte de 5 para 10 anos. Por enquanto, os passaportes continuam com a validade de 5 anos. Além disso, o novo documento, que está em fase de estudo, deverá ter mais páginas e itens de segurança.

Quem já possui o passaporte antigo deve continuar com ele até a data de validade. Segundo a Polícia Federal (PF), quem precisar de passaporte e não tiver urgência na viagem, deve esperar a expedição do novo que vai ter a duração de 10 anos. Contudo, quem precisar de passaporte para viajar logo, deve obter o atual, com validade de cinco anos.O passaporte também trará a filiação do portador da carteira, que antes apresentava apenas o nome da mãe. Com esta medida, o passaporte servirá de identidade, o que dispensa a apresentação de qualquer outro documento para comprovação.

PERMISSÃO

A última mudança implantada pela PF no mês de novembro foi a que permite que crianças e adolescentes viajem sozinhos ou com a presença de somente um dos pais. Agora, o documento traz uma autorização automática para que a criança possa viajar desacompanhada. O novo passaporte só deverá circular após a implantação no sistema da Casa da Moeda e da Polícia Federal, data em que a PF ainda irá divulgar. Para emitir o passaporte, o processo continua o mesmo.

O interessado deve comparecer ao setor de expedição de passaporte que fica na Rua dos Caripunas, das 8h às 17h, após os procedimentos no site da PF o sistema apresenta a data do agendamento e a pessoa espera cinco dias úteis para a expedição do passaporte . A pessoa recebe o documento na própria PF no setor de expedição. O interessado deve estar munido de documentos como Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor com comprovante da última votação e documento militar para os menores de 45 anos. O valor a ser pago no documento é de R$ 157,00.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias