plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Zona azul e metrô entre as soluções

Em recente pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Belém é a cidade em que o tempo de deslocamento teve o maior aumento percentual. Se em 1992 o tempo médio de deslocamento na capital paraense era de 24,3 minutos, em 2012

twitter Google News

Em recente pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Belém é a cidade em que o tempo de deslocamento teve o maior aumento percentual. Se em 1992 o tempo médio de deslocamento na capital paraense era de 24,3 minutos, em 2012 foi de 32,8, o que representa uma variação de 35,4%.

Belém só perde para as grandes metrópoles brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.Na opinião de Patrícia Bitencourt, o ideal seria usar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), uma espécie de metrô sobre trilhos, em fase de implantação em cinco cidades brasileiras. Além disso, outras medidas devem ser tomadas conjuntamente para que Belém tenha um sistema público de transporte eficiente.

Uma delas é a implantação do Sistema de Estacionamento Rotativo, conhecido por Zona Azul, na avaliação dela. Medida também considerada positiva seria a regulamentação da carga e descarga de caminhões que ainda hoje circulam nas vias em horários de pico.

A alternativa pode ser a utilização dos rios para escoar os produtos do Distrito Industrial de Ananindeua até o centro de Belém. A regularização do transporte escolar é outra ação que pode contribuir com o trânsito da cidade desde que ele tenha condições de segurança na condução dos usuários.

“É preciso investir na expansão da rede viária para estimular o sistema de transporte, adotando políticas que permitam às pessoas deixarem o carro em casa”, conclui Patrícia.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias