plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Promessas enganosas ainda provocam filas

A filas imensas na porta da Companhia de Habitação (Cohab) para resolver diversos tipos de problemas relacionados ao programa assistencial Cheque Moradia continuam e ao que parece não terão fim tão cedo. A aglomeração de centena de pessoas na porta do órg

A filas imensas na porta da Companhia de Habitação (Cohab) para resolver diversos tipos de problemas relacionados ao programa assistencial Cheque Moradia continuam e ao que parece não terão fim tão cedo. A aglomeração de centena de pessoas na porta do órgão iniciou após o fim do segundo turno da eleição para o governo do Estado.

Os supostos beneficiários cobram promessas de campanha não cumpridas pelo governo do Estado, que utilizou descaradamente o programa social para angariar votos para a campanha do governador reeleito Simão Jatene. Muitos procuram fazer o cadastro, já outros vão cobrar o benefício prometido e até agora não recebido, ou parte dele.

É durante a madrugada que o movimento se inicia na passagem Gama Malcher, onde é localizada a companhia. Ontem, a dona de casa identificada apenas como Marta, junto com sua mãe, chegaram ao local às 5h15 para saber o motivo pelo qual ainda não tinham recebido o benefício, já que elas moram em uma pequena casa, sem forro e piso, no bairro do Satélite. “Chegamos aqui ainda estava escuro.

Nós viemos para saber o que aconteceu, já que fizemos o cadastro desde o ano passado, conversamos com a assistente social, já foi uma equipe em casa e até agora só fazem nos enrolar”, questionou.

De acordo com a dona de casa, muitas pessoas já receberam o benefício antes dela, sendo que alguns deles vivem em uma situação financeira superior a sua.

“Perto de onde eu moro algumas pessoas fizeram o cadastro depois de mim e já receberam uma parte do dinheiro. Uma amiga minha da Pratinha fez a inscrição em setembro e na outra semana recebeu o Cheque no valor de sete mil, mesmo sem ela precisar, já que a casa dela é toda preparada, e com três quartos”, explicou Marta.

Questionada sobre o local onde fez a inscrição, a dona de casa disse que foi na Cohab, mas que próximo as eleições um amigo disse que era mais difícil o benefício sair para quem fez o cadastro antes do ano de eleições.

“Tenho um velho conhecido que trabalha com isso, ele disse que não ia sair assim. Que era para eu ficar insistindo, pois estavam cadastrando muita gente na campanha e só esses que iam receber, os outros não. Essa é a terceira vez que estou aqui só depois de junho. Fiz a entrevista, foram em casa, mas nada até hoje, dizem que estão analisando”, concluiu.

A fila que chegava até o final da rua paralela ao prédio era a única. Ao entrar no órgão, as pessoas eram conduzidas para resolver situações distintas. Às 7h45, o portão se abriu para os funcionários fazerem uma triagem de quem passaria por uma entrevista com os assistentes sociais, ou quem ia fazer o cadastro inicial e outros para pegar um posicionamento de quando o benefício sairia.

Conforme um servidor da Cohab, os trabalhos relacionados ao Cheque Moradia acontecem até hoje e retorna apenas no próximo ano.

A verdade é que a farra eleitoral com utilização do programa Cheque Moradia em benefício da reeleição do governador Simão Jatene atingiu proporções incontroláveis. A assessoria da companhia nega, mas a verdade é que com o fim das eleições o governo do Estado suspendeu o cadastramento de beneficiários.

A interrupção ocorreu menos de 15 dias do final do segundo turno. Foi o resultado do esquema de captação dos votos da população mais carente nos meses que antecederam a eleição em benefício de Jatene, fazendo com que o programa extrapolasse todas as metas e verbas do programa.

LEIA MAIS:

Governo tenta mascarar problemas

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias