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“Cadeia logística paraense interessa ao Brasil”

Mostrando irresignação, o senador Jader Barbalho afirmou ontem, em tom de desabafo, estar lamentavelmente claro que a concessão do edital para o trecho Açailândia/Barcarena continua pendente de providências do Ministério dos Transportes e da autorização d

Mostrando irresignação, o senador Jader Barbalho afirmou ontem, em tom de desabafo, estar lamentavelmente claro que a concessão do edital para o trecho Açailândia/Barcarena continua pendente de providências do Ministério dos Transportes e da autorização do TCU. Para ele, não é possível continuar a situação atual de imobilismo, que classificou como “uma grave realidade prejudicial aos interesses do desenvolvimento do Brasil e particularmente do Pará”.

Ao justificar a reiteração do pedido de informações e o caráter de urgência que lhe conferiu, o senador destacou que é inquestionável importância de se materializar o traçado ferroviário de Açailândia a Vila do Conde, que haverá de ser, na sua avaliação, a obra de maior interesse para o Brasil e de extraordinária repercussão no desenvolvimento do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte do país.

Jader Barbalho ressaltou que chega a ser surpreendente a expansão do cultivo de soja na região que vai de Paragominas a Ulianópolis e Dom Eliseu, estendendo-se até a divisa do Pará com o Maranhão. O novo polo de grãos, conforme frisou, tem ainda a vantagem de não avançar sobre a floresta, mas recuperar áreas degradadas por antigas pastagens e até pouco tempo atrás tidas como improdutivas. “O que está nos faltando é apenas logística.

Se criarmos na região um eficiente sistema de escoamento, o resultado, não tenho a menor dúvida, será um portentoso crescimento da produção agrícola, com a consequente geração de emprego e renda e maior dinamismo no comércio, o que nos permite vislumbrar para aquela região um cenário de grande prosperidade econômica e de ascensão social”, acrescentou.

Para o senador do PMDB, o governo não pode mais se esconder por trás de respostas evasivas e a sociedade paraense tem todo o direito de receber informações claras, convincentes e objetivas.

“Por exemplo: o Ministério dos Transportes forneceu as informações complementares reclamadas pelo TCU? O Tribunal acolheu essas informações? Qual será a consequência disso para a viabilidade do empreendimento?” – disse ele, enfatizando que a Ferrovia Norte/Sul é parte de uma cadeia logística mais ampla.

“Nós defendemos uma infraestrutura de transportes que interessa não somente ao Pará, mas interessa fundamentalmente ao Brasil”. Até porque, arrematou, os portos paraenses estão mais próximos dos grandes mercados internacionais, como Estados Unidos, Europa e também a Ásia, com a saída pelo Canal do Panamá.

(Diário do Pará)

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