plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

TJ/PA leva projetos para comunidades

A trabalhadora rural, Pureza Miranda de Souza, de 56 anos, possuía um relacionamento há três décadas com Carlos Rodrigues dos Santos e ontem eles oficializaram a união na Comunidade da Fama, localizada no Outeiro, área distrital de Belém. Agora, legalmen

A trabalhadora rural, Pureza Miranda de Souza, de 56 anos, possuía um relacionamento há três décadas com Carlos Rodrigues dos Santos e ontem eles oficializaram a união na Comunidade da Fama, localizada no Outeiro, área distrital de Belém.

Agora, legalmente, eles já podem ter direitos em comum.
Desta união, 27 netos foram gerados e depois de muita insistência deles e dos cinco filhos, o casamento foi celebrado. Uma singela manta em volta da noiva, mostrava a simplicidade de Pureza que, emocionada, disse que esperava por isso há muito tempo. “É uma alegria poder viver esse momento muito esperado”, declarou.

O casal vive na comunidade da Fama, em Outeiro e foram contempladas com o Projeto “Ribeirinho Cidadão” na sua terceira etapa, que iniciou ontem, 25 e se estenderá até o dia 30 deste mês em Outeiro, uma das áreas de Ilhas de Belém. O projeto é de iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). Nesta etapa, o projeto abrangerá as comunidades da Fama, Barro Branco e Brasília.

Nas duas primeiras etapas já foram beneficiadas com o projeto cerca de seis mil pessoas com serviços variados de emissão de documentos, reconhecimento de paternidade (teste de DNA), reconhecimento judicial de união estável, registro de nascimento, entre outros.

“Podemos perceber que esse lugar não tem infraestrutura nenhuma, mas não foi atrás de conforto que viemos e sim de quem mais precisava desses serviços”, pontuou o idealizador do projeto, o juiz Márcio Bittencourt.

“Os processos são iniciados, instruídos e julgados. 90 a 95% dos processos já saem sentenciados. Casos de testes de DNA, em que o resultado sai com 45, em média, no projeto, o resultado é conhecido em um dia e o pai poderá reconhecer os filhos logo em seguida”, descreveu Bittencourt.

PROJETO

A violação de direitos de crianças e adolescentes se torna tema de discussão dentro de sala de aula de escolas das Ilhas que recebem o Projeto Minha Escola, Meu Refúgio, idealizado pela juíza Mônica Maciel Fonseca. O projeto já visitou 43 escolas municipais para levar orientação e material didático para prevenir e combater a violência de crianças e adolescentes, inclusive sexual.

“O projeto se propõe a esclarecer professores e alunos sobre o tema e fortalecer a rede de proteção a esse segmento.”, descreveu a juíza.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias