plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pacientes reclamam da falta de médicos em posto

Quem procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, em Belém, precisou ter paciência. Longas filas se formaram na unidade na manhã desta segunda-feira (24) e houve muita reclamação. Não h

Quem procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, em Belém, precisou ter paciência. Longas filas se formaram na unidade na manhã desta segunda-feira (24) e houve muita reclamação.

Não há urologista, neurologista e proctologista para atender os paciente. Muitas pessoas estavam na fila para conseguir senhas para consultas desde a madrugada de hoje, mas só foram avisados horas depois que não seriam atendidos.

Além da falta de médicos, de acordo com um grupo de pais que levaram os filhos para vacinar, a unidade está passando por uma reforma e as crianças estão sendo vacinadas em uma sala onde há muita poeira e pó de cimento.

A diretora responsável pela unidade não teria sido encontrada no local para falar sobre a situação e os funcionários não estariam autorizados a falar.

Em nota a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou ao DOL que as longas filas se formaram devido a grande demanda de atendimentos, que é superior a capacidade instalada na unidade.

Segundo a Sespa, a sala de vacinação está sendo informatizada, o que levou a direção da unidade distribuir temporariamente apenas 60 senhas, sendo 30 para a manhã e outras 30 para a tarde, mas essa determinação não está valendo para a vacinação referente à campanha contra a pólio e sarampo, que prossegue normalmente e sem distribuição de fichas.

A respeito do atendimento no ambulatório, a Sespa disse que as fichas para as consultas disponibilizadas na unidade são distribuídas nos turnos da manhã e tarde, sendo 16 fichas para cada 15 médicos clínicos que atendem no local e o atendimento em urgência é feito durante 24 horas por dia. Os exames laboratoriais, são realizados em dois laboratórios terceirizados pela unidade, e o serviço está funcionando normalmente.

A Sespa afirma ainda que a unidade básica nunca prestou atendimento para as especialidades Neurologia, Proctologia e Urologista. Os pacientes são atendidos pelo clínico geral e são encaminhados aos locais de referência, caso seja necessário.

(DOL com informações de Toni Golçalves / Rádio Clube)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias