plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Marabá se mobiliza contra orçamento

O vazamento da informação de que o projeto orçamentário do Estado para 2015 encaminhado pelo executivo, para ser apreciado pela Assembleia Legislativa, prevê investimento de apenas 2,68% do total do orçamento para a região de Carajás causou indignação no

O vazamento da informação de que o projeto orçamentário do Estado para 2015 encaminhado pelo executivo, para ser apreciado pela Assembleia Legislativa, prevê investimento de apenas 2,68% do total do orçamento para a região de Carajás causou indignação no meio político e no setor produtivo.

O caso ganhou espaço na sessão da Câmara Municipal de Marabá (CMM), por meio do vereador Guido Mutran Júnior (PMDB). Ele criticou a falta de coerência do governador Simão Jatene (PSDB), pois este prega a descentralização do governo, mas destina 72% dos recursos para a zona metropolitana do Pará e os outros 28% distribui no restante do Estado.

Ainda de acordo com o vereador, o que os moradores da região querem é respeito do governador, que olhe o Estado como um todo. A ideia dele é formar uma comissão e ir até a Assembleia Legislativa do Estado. “Já que nós tanto produzimos e ajudamos na arrecadação do Estado, nós queremos que esse recurso chegue também ao município de marabá para beneficiar as famílias que aqui moram”, declarou.

“Com sua prática discriminatória, ele (Simão Jatene) não apenas fomenta a divisão territorial, tornando-a cada vez mais justa, mas também quer nos tornar inimigo dos nossos irmãos paraenses, que não têm culpa do seu jogo político”, argumenta Guido Mutran.

O prefeito de Marabá, João Salame (PROS), também falou sobre o caso. Ele disse que, caso os deputados não modificarem o projeto, por meio de emendas, isso vai aprofundar ainda mais a divisão que existe no Estado. “O plebiscito já passou. Está na hora de unir o Estado e a gente só consegue fazer isso destinando mais recurso para as regiões mais abandonadas”, afirma Salame.

Ele também entende que está na hora de transformar o discurso de união do Pará em ações concretas. “Eu quero crer que o governador não leu atentamente este projeto de lei enviado pá Assembleia e espero que ele reveja o posicionamento e corrigindo essa discriminação absurda”, observa Salame.

REGIÃO DE CARAJÁS PRODUZ MAIS E MERECE MAIS INVESTIMENTOS

Por outro lado, o deputado estadual eleito João Chamon Neto (PMDB) disse que uma proposta como esta é uma vergonha para a região e para o próprio governador Simão Jatene, por isso ele entende que é preciso buscar os meios legais para evitar que isso ocorra.

Chamon recebeu um documento redigido pela Câmara Municipal de Marabá, cobrando uma postura da Assembleia legislativa, no sentido de não aprovar o orçamento da forma como está. “Vamos conversar com o presidente da Alepa, Márcio Miranda, para impedir que aconteça essa falta de compromisso com o povo da nossa região”, declarou Chamon.

PRODUÇÃO MAIS, INVESTIMENTO MENOSA

Região de Carajás (onde estão cidades como Marabá e Parauapebas), apesar de ser uma das regiões potencialmente mais ricas do Estado, vai ser contemplada com apenas 2,68% dos investimentos com valor quase 60% menor do que o ano passado.

Para a região do lago de Tucuruí, o governador reeleito Simão Jatene (foto) destina 1,27% do bolo orçamentário com redução de 37%; 12% na comparação com 2014. Outras regiões que vão sofrer com a má distribuição orçamentária é o Vale do Tapajós, Baixo Amazonas, Arquipélago Marajoara e as Bacias do Xingu e do Tocantins.

A concentração dos investimentos é da ordem de 72% somente para a região metropolitana. Para se ter uma ideia da distorção que o orçamento representa, o município de Parauapebas, na Região de Carajás, contribui mais com o PIB do Estado do que a capital, Belém.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias