plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Período de inscrições para a UFPA inicia dia 4

Já está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) o edital do Processo Seletivo 2015 (PS 2015) da instituição. O documento dita as regras para a oferta de 6.698 vagas de 164 cursos de graduação que est

Já está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) o edital do Processo Seletivo 2015 (PS 2015) da instituição. O documento dita as regras para a oferta de 6.698 vagas de 164 cursos de graduação que estão disponíveis para o próximo ano. As inscrições para o PS 2015 acontecem de 4 a 20 de novembro no www.ceps.ufpa.br.

Assim como no ano passado, 80% das vagas (5.487) serão preenchidas por meio do vestibular anual e os 20% restante (1.211) serão preenchidos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em edital próprio, o que significa que os candidatos podem disputar vagas em ambos os processos seletivos.

Além disso, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro, equivalem à única etapa de seleção para o ingresso na UFPA. A exceção são os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, os quais precisam passar por Exames de Habilidades, já agendados para o dia 14 de dezembro.

As inscrições para o PS 2015 acontecem unicamente pelo www.ceps.ufpa.br e apenas quem se inscreveu no Enem poderá participar. Por outro lado, estar inscrito no Enem não garante aos candidatos inscrição automática na federal paraense. É preciso que os estudantes que desejam ingressar na UFPA preencham o sistema de inscrição no site do Ceps.

“Recomendamos que os candidatos observem com atenção os dados fornecidos no momento da inscrição, em especial o número de CPF e o número de inscrição no Enem. Isso porque usamos estas informações para obter as notas dos candidatos no Enem”, detalha Marilucia Oliveira, diretora do Ceps.

Segundo a legislação vigente, todos os estudantes oriundos de escola pública ou os que cursaram todo o ensino médio em escolas privadas, na condição de bolsistas, estão isentos da taxa de inscrição, que custa R$ 25. No ato da inscrição, os candidatos também precisam indicar em que condições desejam concorrer às vagas, ou seja, se desejam participar do Sistema de Cotas. Os percentuais de reserva de vagas foram mantidos.

Tanto na seleção via Enem quanto na seleção via Sisu, a reserva de vagas garante que 50% das oportunidades ofertadas a cada ano sejam reservadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino (cota escola). Dentro deste grupo, cerca de 40% das vagas são destinadas para candidatos da rede pública que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas.

Um percentual de 25% das vagas destes dois tipos de cotas são reservadas a cota renda, ou seja, específicas para quem cursou o ensino médio na rede pública e afirma ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (cota escola - renda) ou que estudou o ensino médio na rede pública; se autodeclara negro, pardo ou indígena; e afirma ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (cota escola pretos, pardos e índios - renda).

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias