plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Novo dígito nos celulares vale a partir de domingo

A partir do próximo domingo (02), o Pará e mais quatro Estados brasileiros (Amapá, Maranhão, Amazonas e Roraima) deverão acrescentar o dígito 9 nos atuais números de celular. A mudança já vigora nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Sant

A partir do próximo domingo (02), o Pará e mais quatro Estados brasileiros (Amapá, Maranhão, Amazonas e Roraima) deverão acrescentar o dígito 9 nos atuais números de celular. A mudança já vigora nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as ligações realizadas com oito dígitos ainda serão realizadas normalmente até o dia 11 de novembro, para adaptação das redes dos usuários.

De 12 de novembro de 2014 até 09 de fevereiro de 2015, as ligações feitas com oito dígitos começarão a ser interceptadas e o assinante receberá uma mensagem orientando-o a usar a nova numeração. A partir de 10 de fevereiro de 2015, as chamadas feitas incorretamente não serão mais completadas.

Segundo a Anatel, a inclusão do novo dígito é necessária para habilitar a demanda de novos usuários na telefonia móvel: só o Pará possui 9.282.914 linhas habilitadas, com base em dados divulgados em agosto de 2014 pela agência reguladora.

PRATICIDADE

O trabalho de refazer a agenda de contatos é uma das principais reclamações dos usuários da telefonia móvel nos Estados onde ocorrerá a mudança. Segundo o servidor público Rafael Arraes, a inclusão do número ainda trará alguns incômodos, principalmente para quem mora no interior do Estado. "Acho ruim essa mudança. Vou ter que mexer em toda minha agenda. Fora que trabalho no interior, mas minha família é da capital. Isso piora a situação", comenta Rafael.

Alguns aplicativos que realizam a inclusão do dígito automaticamente já estão disponíveis, como o "Oi 9º Dígito". No entanto, para o servidor, as ferramentas não contemplam todos os usuários da telefonia móvel. "Ainda existem muitos celulares que não aceitam aplicativos. Nesses casos, a pessoa terá o trabalho de digitar todos os números mesmo, para ligações interurbanas ou para refazer a agenda", conclui.

(DOL com informações Anatel)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias