plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Saiba mais sobre Programas para os estudantes

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) É gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano, sempre no início do

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
É gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita e é realizada em uma única etapa via internet. O sistema de seleção é simples: universidades públicas que optam por participar do programa ofertam um número de vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados.

Programa Universidade para Todos (ProUni)
O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Entre os requisitos, é preciso ter cursado ensino médio completo em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em escolas privadas. Já em relação ao processo seletivo regular, pode se inscrever o candidato que tenha feito o Enem do ano imediatamente anterior e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.

Programa de Financiamento Estudantil (Fies)
É destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. Podem recorrer ao financiamento estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. A partir de 2010, o programa passou a funcionar em um novo formato e os juros de financiamento caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano. É necessário que os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 tenham feito o Enem de 2010 ou ano posterior.

Sisutec
Também gerenciado pelo MEC, é o sistema pelo qual as instituições públicas e privadas do ensino superior e da educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que participarem do Enem. O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

Ciência Sem Fronteiras
Promove a internacionalização da ciência e tecnologia, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para o intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior. A finalidade é manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
Para participar, é preciso estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas contemplados pelo programa. Além disso, é necessário ainda que o candidato tenha obtido nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009, dentre outros critérios.

Enem 2014
As provas serão aplicadas em todo o país nos dias 8 e 9 de novembro. O cartão de confirmação da inscrição é enviado pelos Correios, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição. No cartão, estão contidas as seguintes informações: número da inscrição; data, hora e local onde serão realizadas as provas; indicação do atendimento especializado e/ou do atendimento específico (se for o caso); opção de língua estrangeira; solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).
O participante pode consultar e imprimir o cartão de confirmação de inscrição na página do Inep, informando CPF e senha. Caso tenha esquecido a senha, a recuperação será feita no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.
br/localdeprova. O participante receberá nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição.
Caso não tenha informado ou tenha mudado o celular ou o e-mail, o participante deve selecionar a opção “Esqueci minha senha” digitar os dados solicitados e em seguida selecionar “Alterar Dados Cadastrais”, tendo em mãos os dados fornecidos no ato da inscrição: CPF, data de nascimento, CEP e cidade escolhida para a prova.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias