plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará registra um caso importado de Chikungunya

O Pará registrou um caso importado da febre Chikungunya, entre os 39 casos importados registrados no Brasil, segundo informações divulgadas nessa quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde. Os casos importados são situações onde o enfermo foi infectado fo

O Pará registrou um caso importado da febre Chikungunya, entre os 39 casos importados registrados no Brasil, segundo informações divulgadas nessa quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde. Os casos importados são situações onde o enfermo foi infectado fora do Brasil (geralmente em países com números elevados da doença como República Dominicana, Haiti e ilhas do Caribe).

Além dos casos importados, o Brasil registrou 789 de transmissões autóctones (quando elas ocorrem dentro do território do próprio país). Os municípios com maior número de incidência autóctone da febre Chikungunya foram Feira de Santana (BA), com 371 casos, e Oiapoque (AP), com 330 casos diagnosticados. O Estado da Bahia reúne 458 transmissões da doença, aproximadamente 58% do total registrado no Brasil.

Este é o primeiro ano que o país registra casos nacionais de chikungunya. Antes disso, apenas três casos haviam sido identificados no Brasil, todos importados, em 2010.

O vírus chikungunya tem sintomas muito semelhantes aos da dengue, e o mesmo tratamento. Ele é transmitido por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, os mesmos transmissores da dengue. Diferentemente da dengue, o chikungunya tem menor potencial de se transformar em uma doença grave.

(DOL com informações Ministério da Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias