plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bancada governista impede CPI de Izabela

Como já era de se esperar, as bancadas do PSDB e do PSD, que precisam indicar seus representantes para que finalmente possa ser instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - que pretende investigar indícios de corrupção e violação de sigilo

twitter Google News

Como já era de se esperar, as bancadas do PSDB e do PSD, que precisam indicar seus representantes para que finalmente possa ser instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - que pretende investigar indícios de corrupção e violação de sigilo fiscal protagonizados pela filha do governador Simão Jatene, Izabela Jatene e Nilo Noronha, subsecretário da Fazenda Estadual -, continuam empurrando com a barriga a tarefa que lhes compete, enquanto representantes eleitos democraticamente pelo povo, para não causar a discórdia em ninhos tucanos.

Ontem, na primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa após o segundo turno, o propositor da CPI, Carlos Bordalo (PT), conversou com as lideranças das duas bancadas e ainda com o presidente da casa, Márcio Miranda (DEM), a fim de pressionar pelo andamento dos trabalho, e promete atacar essa aparente má vontade dos partidos em seus discurso na tribuna na sessão desta quarta, 29.

De acordo com Bordalo, a presidência ainda aguardava até ontem, prazo final para a nomeação dos membros que faltam - dos cinco, três, do PT, PMDB e DEM, já foram indicados pelos respectivos partidos -, os posicionamentos do PSDB e do PSD para agir. “Ainda mais agora que a eleição acabou, não tem por que não investigar, esclarecer denúncias tão graves. Disse antes e continuo dizendo que a importância desse trabalho vai muito além da questão eleitoral, é uma questão de devolver a credibilidade à Fazenda, que é a alma da administração estadual”, afirmou o petista.

O deputado apresentou o requerimento à casa no dia 23 de setembro, há pouco mais um mês, motivado pela denúncia feita na edição do dia 21 do mesmo mês pelo DIÁRIO mostrando Izabela Jatene e o subsecretário do Fisco Estadual, Nilo Noronha, flagrados por um grampo telefônico feito pela Polícia Civil em 2011 e autorizado judicialmente, em um diálogo no mínimo suspeito, em que ela, já coordenadora do Pró-Paz, pede a ele que lhe envie para seu e-mail pessoal a lista com as 300 maiores empresas do Estado para que ela possa “buscar esse dinheirinho deles”.

De lá até o dia em que entregou o requerimento à mesa diretora, o petista conseguiu o mínimo de assinaturas exigido pelo regimento interno da AL - 1/5 da quantidade dos 41 deputados em atuação, ou seja, 14 -, e quase que imediatamente o presidente oficiou os cinco partidos com maior número de deputados ocupando cadeiras na Assembleia Legislativa a indicar seus representantes. Vale lembrar que não há nenhuma CPI em andamento na casa, o que não deixa outro entendimento que não o de estar havendo uma falta de boa vontade política para fazer a investigação começar a andar.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias