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Governo federal anuncia obras no Pará

Em Belém desde a manhã da última sexta-feira, o ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou a realização de diversas obras que devem criar grandes corredores rodoviários de escoação no Estado do Pará. Além da construção de pontes

Em Belém desde a manhã da última sexta-feira, o ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou a realização de diversas obras que devem criar grandes corredores rodoviários de escoação no Estado do Pará. Além da construção de pontes e pavimentação de rodovias federais, o ministro destacou o andamento da licitação para o derrocamento do Pedral do Lourenço.

Dentre as licitações apresentadas pelo ministro, quatro dizem respeito a construções de pontes de concreto nas rodovias BR-230, BR-163 e BR-158, além de obras que permitirão o acesso ao Porto de Miritituba, no oeste do Pará. As construções devem permitir o acesso facilitado aos portos do Estado.

“Temos tido uma atenção muito grande em relação ao Estado do Pará por entender que ele que tem uma dimensão absolutamente estratégica para o nosso país em termos de logística”, destacou, durante a coletiva de imprensa realizada na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). “Com a pavimentação de rodovias importantes como estamos fazendo a BR-163, a BR-230 e os trabalhos de restauração e capacidade que vamos fazer na BR-155 para que ela trabalhe articulada com a BR-158 que vem do Mato Grosso, estamos estruturando corredores de transportes de grande capacidade e que vão em busca dos portos paraenses”.

Pensando no escoamento de produção de outras regiões do país de forma mais rápida e barata, Paulo Sérgio Passos ressaltou a importância de portos como os de Miritituba, Santarém e o Vila do Conde, que, segundo ele, devem auxiliar no abastecimento de navios que navegam pelos oceanos. “É nesses portos ao longo do Amazonas que nós vamos fazer o transbordo de cargas para os navios de cursos oceânicos. Naturalmente, na medida em que pavimentamos essas rodovias, o produtor da região Centro-Oeste do Brasil deixará de percorrer 1.500, 1.700Km e subirá aqui em direção a Miritituba, Santarém e Vila do Conde”, estima.

PEDRAL

Em visita durante a manhã de sexta-feira ao Estaleiro Rio Maguari, o ministro também fez questão de destacar a demanda por embarcações que devem surgir no Estado, sem deixar de comentar o processo para o tão esperado derrocamento do Pedral do Lourenço, que também permite a utilização do transporte hidroviário. “Tudo isso contribui para gerar oportunidades e empregos, estimular novos investimentos. Para se ter uma ideia, quando nós falamos no grande corredor BR-163, Rio Tapajós e Rio Amazonas, apenas para atender a esse setor, estimamos de pronto a encomenda de 343 embarcações”, estimou.

“O Pedral do Lourenço também é uma obra entendida por nós também como prioritária porque ela significa a extensão navegável do Tocantins. Recolocamos a licitação na rua, ela está correndo muito bem e no dia 4 de novembro agora abriremos as propostas para sabermos quem é o vencedor da licitação”.

Vislumbrando a previsão de investimento de mais de R$150 bilhões nos próximos quatro anos no Estado do Pará, o presidente da Fiepa, José Conrado Santos, destacou justamente o setor do transporte hidroviário como o de maior expectativa. “Ficamos satisfeitos quando observamos que o ministro traz grandes anseios de melhorias na logística de transporte não apenas para o Pará. Temos a previsão de mais de R$150 bilhões de investimentos nos próximos quatro anos e essa eficiência vai depender da logística viável”.

OBRAS COM LICITAÇÕES CONFIRMADAS
1 – Acesso ao Porto de Miritituba
2 – Ponte de concreto sobre o Rio Xingu na BR-320/PA
3 – 7 pontes de concreto na BR-163/PA
4 – 12 pontes de concreto na BR-230/PA
5 – 6 pontes de concreto na BR-158/PA
6 – Pavimentação de 12Km na BR-320/PA, entre o município de Palestina do Pará e a Ponte do Rio Araguaia, em Marabá.
7 – Conclusão do Lote 1 da BR-163/PA.

(Diário do Pará)

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