plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prazo para escolha de nomes de onças termina hoje

Pandora e Thor ou Nina e Bradoque?  Xitara e Lion ou Lua e Sol? Carajás e Cauê ou Mística e Wolverine? Essas são algumas das nove possibilidades de nomes que estão em votação até hoje para batizar o casal de oncinhas - um pintado e uma preta - que nascera

Pandora e Thor ou Nina e Bradoque? Xitara e Lion ou Lua e Sol? Carajás e Cauê ou Mística e Wolverine? Essas são algumas das nove possibilidades de nomes que estão em votação até hoje para batizar o casal de oncinhas - um pintado e uma preta - que nasceram no Parque Zoobotânico Vale (PZV), mantido pela mineradora em Parauapebas. A votação encerra hoje e o internauta pode votar pelo site.

Até agora, quase oito mil votos já foram contabilizados. Mesmo quem já participou pode aumentar as chances da opção que escolheu ser a vencedora. O resultado será divulgado na próxima quarta-feira (29). Na primeira fase, os empregados da mineradora indicaram 2.800 pares de nomes. Deste total, nove foram selecionados pela equipe do Parque e, agora, os internautas poderão escolher os nomes oficiais.

As oncinhas serão batizadas através do voto popular. Os nomes propostos para os felinos são variados. Foto: Divulgação/Assessoria.

Esta é a segunda vez que nascem filhotes de onça-pintada no PZV, a primeira foi em 2002. Os pais dos filhotes já vivem no local há três anos, desde que foram doados pelo Ibama do Pará. No Parque, a conservação da biodiversidade, especialmente da fauna, é feita a partir da manutenção de exemplares, preferencialmente da região amazônica. Além da onça-pintada e da preta, o Parque mantém casais de espécies de interesse para conservação e, desta forma, incentiva a reprodução em cativeiro. Atualmente, há um programa com esse objetivo que contempla duas espécies de aves ameaçadas de extinção: a arara-azul-grande e a ararajuba, que no ano passado reproduziu com sucesso.

A onça-pintada consta nas listas estadual (Secretaria de Meio Ambiente do Pará), nacional (Ministério do Meio Ambiente/Ibama) e internacional (The IUCN - International Union for Conservation of Nature) de espécies ameaçadas de extinção e, por isso, há um grande incentivo às iniciativas de reprodução no mundo inteiro. "O nascimento dos filhotes no Parque da Vale aumenta a expectativa de conservação da espécie já que a reprodução de indivíduos pretos (melânicos) é raríssima. Para se ter uma ideia, na natureza a população de onça-preta é estimada em apenas 10%", explica Leandro Maioli, biólogo do Parque.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias