plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Trabalhos inacabados prejudicam estudantes

Em Santarém, no Oeste paraense os problemas de atraso nas obras de reforma de escolas estaduais continuam. Isso tem gerado um transtorno no aprendizado dos estudantes e colocando a saúde deles e de professores em risco, como acontece na escola São F

Em Santarém, no Oeste paraense os problemas de atraso nas obras de reforma de escolas estaduais continuam. Isso tem gerado um transtorno no aprendizado dos estudantes e colocando a saúde deles e de professores em risco, como acontece na escola São Felipe, localizada no bairro Matinha, distante da área central da cidade.

Algumas salas de aulas estão prontas, mas o problema é que foram adaptadas para central de ar e até agora nenhuma foi instalada. Com recursos próprios, a escola providenciou ventiladores. Mesmo assim não são suficientes. “Desde o mês de maio nós solicitamos para a Seduc as centrais, mas até agora não enviaram. Só dizem que vão comprar, mas não informam data”, informou o diretor Francisco Cardoso.

Segundo ele, a escola conseguiu comprar 14 ventiladores, dois para cada sala. “Mesmo assim o calor é elevado, o ideal seria seis ventiladores. Tem aluno que passa mal de tão quente”, contou.

A colocação das centrais de ar também depende da subestação de energia. “Eles [empresa responsável] começaram a fazer, mas depois pararam os serviços”, relatou o diretor.

Durante a tarde o calor é mais intenso. Por isso, no máximo às 15h30 os alunos são liberados. Francisco está preocupado por saber que esta situação está prejudicando o aprendizado dos alunos. “Na segunda-feira, após a eleição do segundo turno, iremos entrar com uma representação do Ministério Público Estadual e vamos relatar a situação. Se não for resolvido em 15 dias, nós iremos paralisar as aulas”, informou.

REFORMA

Na escola São Felipe, o setor administrativo, setor pedagógico, corredor, entre outros precisam ser reformados em caráter de urgência. Há inclusive, um pavilhão do prédio que está condenado pela defesa civil do município, mas a escola não tem informações da Seduc de quando os trabalhos devem acontecer.

Outra escola estadual com problemas é a Barão do Tapajós, que fica localizada na área central de Santarém. A obra que iniciou em setembro de 2013, deveria ser concluída em 180 dias, conforme informa a placa colocada frente à escola, mas essa não é a realidade. Os serviços seguem de forma lenta.

Segundo a diretora, professora Sérgia Mafra, a escola já pediu à Seduc o envio das centrais de ar móveis, quadros para as salas de aula. “Até agora não deram nenhum retorno. O pedido foi feito no mês de agosto”, relatou.

Os alunos da escola Barão do Tapajós estão estudando na escola Felisbelo Sussuarana, que fica ao lado. Ela conta que para realizar a educação física, foi preciso alugar a quadra da igreja São Raimundo Nonato, que fica nas proximidades.

A atividade pedagógica como a do programa Mais Educação é outro desafio para os professores, direção e alunos. Sem espaço, eles tentam desenvolver em locais improvisados na escola Felisbelo.

Ana Paula Silva, 15, estuda na escola Barão do Tapajós e reclama do fato de ter passado um ano e as obras não terem sido concluídas. “Estamos numa situação bem crítica por causa do atraso. Tivemos que vir para outra escola e foi difícil a adaptação por causa dos outros alunos”, lamentou.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias