plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pioneiro deixa escola em situação de abandono

A professora fala para a gente lavar as mãos antes de merendar, só que não dá porque a pia do banheiro está quebrada”, conta Fernanda, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Belo Saber Ananin. Esse é apenas um dos vários problemas apontados pe

A professora fala para a gente lavar as mãos antes de merendar, só que não dá porque a pia do banheiro está quebrada”, conta Fernanda, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Belo Saber Ananin. Esse é apenas um dos vários problemas apontados pela comunidade escolar. A instituição de ensino foi a 16ª escola inaugurada na gestão do ex-prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho. O que foi motivo de orgulho para a comunidade do Conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua, hoje está marcada pelo descaso.

Mãe de um aluno do 1º ano do ensino fundamental, Val Rodrigues diz sentir falta de um olhar mais atencioso da prefeitura administrada por Manoel Pioneiro pela escola. “Tem muito mato na escola, não era para estar assim porque são crianças que estudam aí. É até um risco para a saúde deles. Falta capricho da prefeitura. O nosso ex-prefeito (Helder Barbalho) era dez com relação à educação”, avalia.

Além da pia quebrada e de muito mato ao redor da escola, tanto na área externa quanto interna, focos de dengue, bebedouro danificado e problemas com a merenda escolar foram identificados. “Principalmente agora durante a eleição, a merenda escolar é só biscoito e suco. As crianças não podem repetir porque é pouca quantidade e os funcionários da escola têm que ficar ligando para a secretaria de educação para que não falte”, afirmou um pai de aluno que preferiu não ser identificado.

“Na época do Helder, a merenda era comida mesmo. Tinha feijão, carne, frango, macarrão. Vinha muito charque e agora, além de ser só biscoito com suco, ainda vem pouco. Até danone e açaí mandavam. As crianças comiam e repetiam, hoje é só um pouquinho para cada. Tem criança carente que às vezes não tem nada para comer em casa e precisa se alimentar na escola”, disse.

PROBLEMAS

A escola enfrenta ainda outros problemas: o bebedouro encontra-se com defeito e as crianças são obrigadas a tomar água natural. A limpeza para a retirada do mato de dentro da instituição também é irregular, conforme explicou o pai de aluno. “Agora o bebedouro da escola está com defeito e a água sai quente. Limpeza eles só fazem quando querem. Até na festa das crianças foi solicitado, mas não vieram tirar o mato. A pia do banheiro está quebrada há dois meses e nunca ajeitam”, detalha.

A assessoria da Prefeitura Municipal de Ananindeua foi procurada para prestar esclarecimentos sobre as denúncias. Porém, até o fechamento desta edição não obtivemos resposta.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias