plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Faltam 3 adesões para CPI da corrupção de Izabela

O pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar crime de corrupção de Izabela Jatene, filha do governador Simão Jatene (PSDB), pedido pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT) no dia 13 de setembro, ganhou ontem mais duas

O pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar crime de corrupção de Izabela Jatene, filha do governador Simão Jatene (PSDB), pedido pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT) no dia 13 de setembro, ganhou ontem mais duas assinaturas. Os deputados Zé Maria (PT) e Parsifal Pontes (PMDB) também aderiam à CPI. Agora já são onze assinaturas e faltam apenas três para atingir o mínimo de adesões necessárias à apresentação do requerimento à presidência da Assembleia Legislativa.

Veja aqui algumas perguntas do caso que não foram respondidas.

Confira aqui a transcrição da gravação da Polícia Civil.

Confira o vídeo com a gravação.

Já o pedido de investigação solicitado por Edmilson Rodrigues (PSOL), na mesma data, ao Ministério Público Estadual, para também investigar crimes de corrupção cometidos por Izabele Jatene e também o sumiço da gravação original da conversa entre ela e o subsecretário estadual da Fazenda, Nilo Noronha, deve ganhar um novo capítulo nesta quinta-feira: ontem, o parlamentar se reuniu com o procurador geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves, que lhe garantiu anunciar hoje o nome do procurador designado para levar o caso adiante.

Toda a movimentação foi motivada por denúncias feita pelo DIÁRIO na edição do dia 21 de setembro, cujo estopim foi um grampo telefônico de 2011, captado pela Polícia Civil com autorização judicial, que flagrou uma ligação entre Izabela Jatene, filha do governador do Estado, e o subsecretário estadual da Fazenda, Nilo Noronha, em uma conversa em que ela pede a ele que envie para o e-mail pessoal dela uma lista com as 300 maiores empresas em atuação no Estado para começar a “buscar esse dinheirinho deles”. Na época, a polícia investigava uma quadrilha que havia sequestrado um empresário em Mãe do Rio, da qual o gerente da fazenda de Nilo Noronha fazia parte. Ao ligar para o chefe, acabou fazendo com que o telefone do subsecretário da Sefa também fosse grampeado.

Professora universitária, Izabela enriqueceu nos dois mandatos de seu pai como governador, e mora hoje num prédio de alto padrão, com um apartamento por andar, num dos bairros mais nobres de Belém, o Umarizal, avaliado em R$ 1,5 milhão, além de possuir automóveis importados de alto luxo. A gravação revelada pelo DIÁRIO mostra que Izabela, nomeada para coordenar o Pró-Paz após a eleição do pai, obtém vantagens junto a autoridades que têm acesso ao sigilo fiscal de grandes empresas no Pará.

Assinaram a CPI ontem os deputados Zé Maria (PT) e Parsifal Fontes (PMDB) e engrossaram a lista que já contava com os nomes de Waldir Ganzer (PT), Bernadete Ten Caten (PT), Nélio Aguiar (DEM), Chico da Pesca (PROS), Chicão (PMDB), Simone Morgado (PMDB), Nilma Lima (PMDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL), além do próprio Bordalo.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias