plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Acesso à internet virou lenda no Pará

É tempo de estiagem para o NavegaPará, o programa do Governo do Estado - criado ainda durante a gestão da ex- -governadora Ana Júlia Carepa, do PT, que deixou o cargo em 2010 - para promover a democratização do acesso à internet. Documentos obtidos com ex

É tempo de estiagem para o NavegaPará, o programa do Governo do Estado - criado ainda durante a gestão da ex- -governadora Ana Júlia Carepa, do PT, que deixou o cargo em 2010 - para promover a democratização do acesso à internet. Documentos obtidos com exclusividade pelo DIÁRIO dão conta de que cerca de 90% dos 179 infocentros deixados pela gestão passada em diversos pontos do Estado estão parados ou com problemas, e que a meta de implementação de 81 outros como parte da agenda mínima do governo, com verbas garantidas inclusive, não foi alcançada. Até mesmo na Estação das Docas, um dos pontos turísticos mais movimentados da capital, ou mesmo na Fundação Tancredo Neves (Centur) difícil é dar a sorte de pegar a rede funcionando - que dirá nos municípios do interior.

Uma planilha listando 168 infocentros em funcionamento em todas as regiões do Estado estaria longe de bater com a realidade. “Na prática, menos de 50% estão operando, ou por problemas com os equipamentos, ou por problemas com o sinal de internet, ou por problemas na própria estrutura. A situação no interior do Estado é pior ainda. Oficialmente fechados são 30, e a maioria dos casos foi por abandono”, revela uma fonte do DIÁRIO ligada ao Governo do Estado que pede para não ser identificada. Belém lidera na lista dos fechamentos oficiais, enquanto que Ananindeua, Itaituba e São Francisco do Pará são alguns dos interiores que mais se repetem na lista dos que apresentam problemas.

Ainda de acordo com a mesma fonte, as metas não foram atingidas em 2012, 2013 e não serão atingidas em 2014. Por ter uma expansão prevista na agenda mínima do governo, o NavegaPará dispõe de recursos dentro do Plano Plurianual (PPA) - instrumento de planejamento para um período de quatro anos envolvendo os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, Ministério Público e órgãos constitucionais independentes - e, consequentemente, nas Leis Orçamentárias Anuais (LOAs), o que significa que os valores disponibilizados nos últimos três anos para esse fim podem ter ganhado um rumo diferente.

Dos 81 novos infocentros que deveriam ter sido implantados entre 2012 e 2013 apenas sete teriam saído do papel, mesmo sendo o NavegaPará alvo de acordo com diversos parceiros - Univer- sidade Federal do Pará (UFPA), Fundação de Amparo à Pesquisa, Banpará, Eletronorte, etc. “Isso mostra a incompetência dos gestores no cumprimento das metas ou no seu planejamento”, reforça o denunciante.

O professor da rede pública, Lucivan de Souza, morador do município de Altamira, garante que faz um bom tempo que os principais pontos onde havia conexão na cidade, a Orla do Cais e a Praça do Mirante, não oferecem mais a internet gratuita. “Quando implantaram, no final do Governo do PT, em 2010, o que mais tinha era gente com seus notebooks e tablets nesses lugares, mas já faz um tempo que por lá não pega. O pior de tudo é que foi do dia para a noite, sem explicação alguma. Eu era um que usava, mesmo tendo internet em casa. Mas quem não tinha, ia para lá usar e agora não pode mais. É triste um programa que veio para ampliar o acesso online desaparecer assim em Altamira”, relata.

PREVISÃO

Em nota, a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) informou “que o atual governo implantou 50 novos infocentros e vem investindo na manutenção dos antigos”, e que a planilha obtida pelo DIÁRIO com exclusividade estaria defasada, já que o documento seria atualizado constantemente. Repassou ainda que “atualmente, existem 182 infocentros implantados e é inverídica a informação de que 90% deste total não está operando ou opera com problemas”. Ainda de acordo com a Secti, “a previsão para o segundo semestre de 2014 é de implantação de 55 novos infocentros que, se não houver nenhum problema na contrapartida das entidades e instituições, somarão 105 novos infocentros e 237 infocentros operando no total”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias