plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Moradores da Cabanagem convivem com lamaçal

“Quando chove vai tudo para o fundo e ninguém sai de casa. E haja carro atolar porque não conseguem passar pelo buraco. Nós temos anos e anos de promessa aqui e não aparece ninguém da prefeitura nem para limpar. E eu pago IPTU, pago tudo dessa casa, ma

“Quando chove vai tudo para o fundo e ninguém sai de casa. E haja carro atolar porque não conseguem passar pelo buraco. Nós temos anos e anos de promessa aqui e não aparece ninguém da prefeitura nem para limpar. E eu pago IPTU, pago tudo dessa casa, mas não temos benefício nenhum. Só cobranças”, declara o carpinteiro Fernando Diniz, morador da rua Val-de-Cans, no bairro da Cabanagem, em Belém.

Cansados de esperar pelo cumprimento de promessas, os moradores afirmam terem sido esquecidos pelo poder público municipal. O morador conta que já precisou levantar o piso da calçada da residência por três vezes. “O prefeito Zenaldo que está lá não conhece a Cabanagem, nunca pisou aqui. Tivemos promessa de asfalto, vieram jogar um aterro e depois não apareceram mais. Me mandaram uma conta de IPTU de 7 mil, mas aqui não tem rede de esgoto, pavimentação, nada. Moro há 23 anos aqui e só ouço promessa que vai ter drenagem, depois asfalto”, reclama.

Sem rede de esgoto e pavimentação asfáltica, quem mora na via é obrigado a conviver com a lama, piçarra, poeira e o mato. A situação piora mais ainda quando chove. A água chega a invadir as casas de alguns moradores que até já perderam móveis. Além disso, um buraco que se formou em uma parte da via impede a circulação de carros pelo local, o que prejudica mais ainda a vida dos moradores. “Nas ruas transversais também alaga tudo. É uma tristeza. Agora pense se passar um carro da polícia porque fica atolado aí, como já aconteceu. A gente continua esquecido. A gente mora na lama. Eles gastam dinheiro com o que já está pronto e por que não vêm aqui? Aqui só jogam aterro. Onde tem ponte a água cobre. Tem morador já perdeu as coisas com a chuva. É muito triste e difícil a situação”, relata a dona de casa Dalva dos Santos que reside há 19 anos na via.

Mesmo residindo há pouco tempo naquela via, a comerciante Rosa Santos já presenciou vários alagamentos e também se sente prejudicada. “Toda vez que chove fica essa lameira e ninguém passa, nem a pé, pro outro lado por causa do buraco. Um dia desses jogaram duas carradas de aterro lá, mas não adianta. E quando chove as crianças ficam brincando nessa lama em risco de pegar doença. A gente espera que a prefeitura olhe pela gente. O asfalto tá só na (rua) principal. Mas aqui está péssimo”, disse.

A reportagem procurou à Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan) para prestar esclarecimentos sobre o assunto. Até o fechamento desta edição não houve retorno.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias