plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Médicos do Iasep ameaçam paralisar

O Sindmepa (Sindicato dos Médicos do Pará) recomendou aos médicos que atuam no Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) que paralisassem os atendimentos no plano. O motivo, segundo o Sindmepa, seria o atraso de seis meses

O Sindmepa (Sindicato dos Médicos do Pará) recomendou aos médicos que atuam no Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) que paralisassem os atendimentos no plano. O motivo, segundo o Sindmepa, seria o atraso de seis meses no pagamento dos profissionais. De acordo com o sindicato, o instituto não dá satisfação e não atende os médicos quando vão realizar cobranças. Segundo o Sindmepa, os profissionais temem a insolvência do plano, que ocorre quando o devedor tem prestações a sanar maiores que os rendimentos que recebe.

Segundo o diretor do Sindmepa, João Gouveia, a situação no Iasep se estende desde abril. “É absurdo o que os médicos estão passando. O Iasep paga quando quer, o quanto quer, e não respeita a tabela hierarquizada de atendimentos médicos”, fala. De acordo com o diretor do sindicato, não estão sendo obedecidos critérios específicos para pagar os profissionais. “Eles pagam o que acham que têm que priorizar, beneficiando alguns, mas ainda assim deixando todo mundo no atraso”, diz.

Para João Gouveia, o Iasep pode estar enfrentando um cenário que leve à insolvência. “Nós recomendamos aos médicos que parassem de atender justamente porque tememos que eles fiquem endividados e tomem um calote, é um desrespeito com a categoria”, comenta.
Segundo o diretor do Sindmepa, a maioria dos médicos que atende o Iasep o faz por meio de prestação de serviço e tem glosas (cobranças) indevidas nos seus honorários. “Não há contratos formais para resolver esses problemas. Nós queríamos até mesmo que uma auditoria interna fosse realizada pra verificar o porquê dessa situação”, observa.

A Comissão Estadual de Honorários Médicos – CRM-PA, o Sindmepa e a SMCP (Sociedade Médico Cirúrgica do Pará) garantem que estão dispostos a dialogar com o Iasep para pôr fim às pendências. “Queremos chegar a um consenso e normalizar o atendimento, até porque são 250.000 usuários afetados. Queremos firmar contratos baseados na Lei 13.003, de junho deste ano, que garante prazos para reajustes, revisão de glosas e outros pontos que tornam a relação entre o médico e a empresa mais justa”, completa o diretor do
Sindmepa.

NOTA

Em nota, o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) informa que “toda a rede médica credenciada está atendendo normalmente. Os hospitais, laboratórios e clínicas contratadas pelo Estado informaram ontem (19) ao instituto que não há qualquer intenção de paralisação dos serviços de saúde prestados aos mais de 252 mil segurados do Iasep, garantindo assim a prestação mensal de 540 mil procedimentos, como cirurgias, consultas, exames, internações e ações de prevenção”.

Sobre as informações que o Sindicato dos Médicos vem divulgando, o Iasep esclarece que a relação jurídica do plano é com as empresas credenciadas. “Apesar disso, o instituto está aberto ao diálogo e aguarda ser procurado pelo sindicato para avaliar a situação da categoria. “Entretanto, até o presente momento a atual gestão não foi procurada nem recebeu qualquer documento enviado pelo Sindmepa”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias