plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Relações com grupo Liberal e cargos nos governos

Em maio do ano passado começaram a circular em blogs e redes sociais reportagens mostrando a coincidência entre as campanhas comandadas por Orly e as licitações vencidas pela Griffo. A explicação dada na época por defensores da empresa é que o dinheiro qu

Em maio do ano passado começaram a circular em blogs e redes sociais reportagens mostrando a coincidência entre as campanhas comandadas por Orly e as licitações vencidas pela Griffo. A explicação dada na época por defensores da empresa é que o dinheiro que ela recebe é para pagar os anúncios veiculados pelo Governo, nos meios de comunicação, cabendo-lhe, apenas, uma comissão prevista em lei de 20%. O problema é que ninguém sabe realmente para onde vai esse dinheiro, depois que ele entra nos cofres da Griffo. Acredita-se, porém, que boa parte dessa fortuna seja destinada às empresas do grupo Liberal, que além de rasgar elogios ao Governo Jatene é cliente da empresa de Orly.

Outro tanto serviria para bancar publicações elogiosas ao Governo, como é o caso do jornal o Paraense, que só circula em períodos eleitorais.

O jornal, que é editado pelo jornalista Ronaldo Brasiliense, funcionário das ORM, foi flagrado recebendo pagamentos da Griffo que poderiam chegar a R$ 1 milhão até o final deste ano, segundo revelações do blog Vionorte (www.vionorte.com.br), que revelou contratos entre a agência e o jornalista para publicação de matérias ofensivas a adversários políticos do Governo do Estado, além de elogios ao ao Governo.

E mais: além de vencer todas as licitações desses governos, Orly Bezerra mantém relações tão camaradas com os tucanos e tem parte da família ocupando cargos públicos no estado e na Prefeitura de Belém. A ex-mulher dele, Ana Conceição Cardoso Bezerra foi nomeada para comandar o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), ainda em 2011, logo depois que Jatene assumiu o Governo.

Atualmente, comanda uma diretoria na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A atual mulher dele, Lorena Souza Lima da Silva, trabalha na Secretaria Estadual de Cultura (Secult), comandada por Paulo Chaves, de quem é ex-cunhada. Outra irmã do marqueteiro, Orniuse Bezerra Lima, comanda a URE Materno Infantil da Sespa. E Orliuda da Costa Bezerra ocupa a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma.

O Diário entrou em contato com a promotora de Justiça Elaine Castelo Branco, das Promotorias de Direitos Constitucionais, Defesa do Patrimônio e da Moralidade Administrativa, que instaurou o procedimento preparatório Nº 1296-116/2013-MP/PJ/DCF/DPP/MA, em publicação feita no Diário Oficial do Estado em 5 de novembro do ano passado, para investigar os contratos da Griffo, mas como não se encontrava no órgão disse que não tinha como informar sobre o processo e que ao longo desta semana daria mais informações sobre a investigação.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias