plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

42% das casas em Marabá tem água nas torneiras

Apenas 42% da população da cidade de Marabá tem acesso à água tratada e saneamento básico. É o que foi relatado pela Secretaria de Planejamento do município em entrevista na tarde desta quinta-feira (28) à Rádio Clube de Marabá. Os dados são do Sistema

Apenas 42% da população da cidade de Marabá tem acesso à água tratada e saneamento básico. É o que foi relatado pela Secretaria de Planejamento do município em entrevista na tarde desta quinta-feira (28) à Rádio Clube de Marabá.

Os dados são do Sistema Nacional De Saneamento, do Ministério das Cidades de um levantamento encomendado no Plano de Saneamento de Marabá.

Na zona rural, a situação ainda é pior: 0% dos moradores não tem água. Em se tratando de esgoto sanitário os números são mais preocupantes ainda: 0% na zona rural e 0% na urbana. “Isso em uma cidade centenária e que cresce o dobro do que cresce normalmente as cidades do país. É preciso urgentemente se crescer também os investimentos aqui em relação a água e saneamento básico”, declarou Roberval Marco, Secretário de Planejamento.

O debate foi citado, por conta da recente discussão da privatização ou não do sistema de distribuição de água no município, que atualmente é feito pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Há 38 anos em Marabá, a Cosanpa ainda não conseguiu atingir nem 50% da população com os serviços básicos de água e esgoto.

Segundo o secretário, até 2020 todas as residências do município de Marabá terão água encanada e até 2030 todas terão esgotamento sanitário.

A situação de Marabá não é muito diferente de Ananindeua, Belém e Santarém, que figuram entre as 10 piores situações do Brasil em todas as variáveis analisadas pelo Instituto Trata Brasil.

(DOL com informações de Michel Garcia/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias