plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Reunião define a pauta de conflitos agrários

Uma reunião realizada em Brasília nesta terça-feira (19), entre os representantes dos movimentos sociais, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a presidente em exercício do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), Érika Borges, estabeleceu a

Uma reunião realizada em Brasília nesta terça-feira (19), entre os representantes dos movimentos sociais, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a presidente em exercício do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), Érika Borges, estabeleceu as ações que serão deslanchadas para diminuir os conflitos agrários na região. O Incra Nacional garantiu a liberação de recursos às lideranças e vai iniciar com prazo definido e cronograma para aquisição e desapropriação de áreas ocupadas.

Segundo o advogado da Comissão Pastoral da Terra (CTP) em Marabá, José Batista Afonso, houve garantias assinadas do Incra de que o órgão disponibilizará recursos necessários para a aquisição das áreas e, assim, garantir o assentamento dos colonos. O prazo para que isso aconteça é final de 2014, segundo a CPT. “Ela assinou um compromisso garantindo os recursos ainda para este ano”, enfatizou José Batista Afonso.

Para os assentamentos, haverá créditos, assistência técnica e infraestrutura necessárias, garantindo agilidade nos assentamentos e em liberação de créditos que ainda é de responsabilidade do Incra, de fomento, de valores menores para famílias que estão sendo assentadas agora. “Fomos informados que o recurso de suplementação acabou e que um novo pedido foi feito ao governo federal”, declarou o advogado da CPT.

Nesta quarta-feira (20), aconteceu mais uma reunião no Incra em Marabá, com representantes das áreas para apresentar o resultado do que foi conversado em Brasília e decidir se os manifestantes vão ou não continuar com o acampamento instalado na rodovia BR-155, altura da fazenda Peruano, em Eldorado dos Carajás.

Na última terça-feira (19) manifestantes haviam fechado novamente a BR-155, próximo à Fazenda Peruano, durante toda tarde e noite. Eles não aceitaram a proposta feita pelo Incra e exigiam a presença de representantes oficiais de Brasília para negociar a situação. Eles já haviam obstruído a rodovia no último dia 12.

(DOL com informações de Michel Garcia/Marabá)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias