Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Ibama suspende queima de fogos

Sábado, 02/08/2014, 07:46:36 - Atualizado em 02/08/2014, 08:40:40 Ver comentário(s) A- A+

Ibama suspende queima de fogos (Foto: Diário do Pará/Arquivo)
(Foto: Diário do Pará/Arquivo)

Com base em relatório de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e em laudo emitido pelo Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou ontem a suspensão das atividades de pirotecnia e as apresentações musicais na Praça Santuário durante as festividades do Círio de Nazaré.

Procurado pela reportagem por telefone, o diretor da festividade em 2014, Jorge Xerfan Neto, que está no Rio de Janeiro acompanhando a imagem peregrina, declarou ainda não ter conhecimento do fato e que a direção da festa deve se pronunciar na outra semana sobre a decisão, quando ele retorna a Belém.

O relatório da Semma e o laudo do CPC Renato Chaves resultam da operação Fogos de Artifício, realizada pelo Ministério Público Estadual no ano passado para mensurar o impacto ambiental causado pelas atividades pirotécnicas e musicais de encerramento das festividades do Círio de Nazaré.

A secretaria constatou níveis de emissão de ruídos acima dos limites permitidos, variando entre 69,75 e 94,24 decibéis, quando o estipulado pela Lei Municipal nº 7.990/2000 é de, no máximo, 70 em horário diurno, e 60 em horário noturno.

Efeitos

Os maiores níveis foram registrados durante a queima dos fogos. Já o CPC informou, no documento, que houve morte de periquitos causada pelos efeitos de ondas de choque, geralmente verificadas após explosões, e que o estresse das aves, observado no momento da deflagração dos fogos, foi decorrente de ruídos, luzes e fumaça produzidos pelo show pirotécnico. Ainda segundo o laudo, os efeitos das explosões podem afetar também a saúde humana e de outros animais que estão no entorno.

A Associação Obras Sociais da Paróquia de Nazaré também foi autuada em função de a queima de fogos no encerramento da quadra nazarena provocar, segundo o Ibama, poluição sonora em níveis capazes de acarretar danos à saúde humana ou a morte de animais, e a morte de seis periquitos-da-asa-branca, cujas multas são de R$ 150 mil e R$ 30 mil, respectivamente.

(Diário do Pará)

Leia também:

Comentários