plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Após as férias é preciso desintoxicar o organismo

Certa de que é quase impossível fugir dos exageros durante as férias, a advogada Gabriela Andrade já deu início à rotina que deve levá-la de volta à prática alimentar mantida antes dos quatro finais de semana de julho deste ano. Ainda que a dieta tenha

Certa de que é quase impossível fugir dos exageros durante as férias, a advogada Gabriela Andrade já deu início à rotina que deve levá-la de volta à prática alimentar mantida antes dos quatro finais de semana de julho deste ano. Ainda que a dieta tenha sido lembrada durante todo o mês, ela sentiu no corpo os efeitos dos alimentos ingeridos ocasionalmente.

Para desintoxicar o organismo dos alimentos aos quais já não estava acostumado, Gabriela já inicia a manhã com um suco de folhas verdes. “Em julho eu tentei manter a dieta, mas não consegui muito. Durante a semana eu fazia de tudo para tentar manter a alimentação, mas nos finais de semana acabava saindo da dieta mesmo”, revela, ao enumerar que o suco ingerido logo cedo é composto por couve, hortelã, gengibre, pepino e maçã. “De manhã eu faço um suco verde e tento ingerir bastante líquido durante o dia. E fora isso tento fazer um almoço sempre leve, com ênfase na proteína e sempre acompanhado de chá verde”.

Também de volta à rotina de exercícios há uma semana, a advogada diz já sentir os efeitos positivos da alimentação balanceada. “Eu voltei à alimentação há uma semana e já deu pra sentir a diferença. O organismo se acostuma com uma dieta e sente mesmo. Em julho eu já estava me sentindo inchada e uma semana depois que eu voltei pra alimentação que estava acostumada, já normalizou”, conta. “Para quem já faz uma alimentação balanceada, é tranquilo voltar depois, mesmo que fuja um pouco nas férias. Pra quem não tem essa rotina e quer começar depois das férias já é mais difícil”.

Personal trainer em uma academia de Belém, Claudemir Barros percebe o aumento na procura por exercícios físicos logo após o período de férias. Ainda que também tenha ingerido alimentos mais gordurosos no período, ele acredita na eficácia da reeducação alimentar. “A gente acaba saindo um pouco da rotina até porque a gente acaba comendo um churrasco, algo do tipo. Por isso o ideal é a pessoa fazer uma reeducação alimentar e aliar isso ao exercício físico. É preciso procurar um profissional, um nutricionista e ser orientado corretamente”, acredita. “Depois de julho as pessoas procuram muito a academia. Até as pessoas que não se cuidavam tanto antes das férias, procuram a academia com mais força de vontade de se exercitar”.

Chance boa para um recomeço saudável

Independente do período do ano, a nutricionista e professora da faculdade de nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA), Vanessa Lourenço Costa, acredita que o período pós-férias pode proporcionar um ‘pontapé’ inicial para que a pessoa passe a ter uma alimentação saudável durante todo o ano. “O melhor caminho é sempre a alimentação saudável, independente do período do ano. Uma alimentação saudável têm todos os nutrientes que o organismo precisa. Os macronutrientes que são proteína, carboidrato e lipídios e os micronutrientes que são as vitaminas e minerais”, destaca. “Se a pessoa equilibra isso todos os dias, vai ter uma vida saudável durante toda a vida”.

Para que a pessoa siga o caminho indicado pela nutricionista, ela lembra que é fundamental procurar um profissional. “O período pós-férias pode ser o ‘pontapé’ inicial, mas a pessoa tem que ter consciência de que precisa se reeducar pra ter uma alimentação saudável para toda a vida”, acredita. “Já se a pessoa quer ter um plano de alimentação individual, precisa procurar um nutricionista”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias